Datas comemorativas e estações do ano inspiram poemas para crianças

5/4/2013 –

Logo no início do livro, a escritora apresenta pássaros como os responsáveis pela criação dos poemas: “Meu avô foi boticário, depois virou fazendeiro, mas não perdeu a mania de guardar vidros e bulas, novenas e anuários. E não é que os passarinhos resolveram fazer ninhos bem perto de onde havia alguns velhos calendários? Levaram palha e alfazema e cada um se aninhou num cantinho de um mês e teceu o seu poema…”

Dedicado aos educadores que sugeriram sua produção, o livro enfileira poemas sobre o tempo. Alguns são melancólicos, outros ternos. Há os bem-humorados, e também os reflexivos. Todos celebram as datas que marcam o cotidiano de todos nós. Muitas das datas e comemorações são conhecidas por todos, mas há outras pouco lembradas, como o Dia dos Animais ou o Dia da Música, tão importantes em nossa existência.

A ilustradora Marta Neves completa o jogo poético, construindo, com letras e palavras, ilustrações divertidas feitas à mão, com tinta e recortes de revista, compondo cenários e personagens para estimular a imaginação e a reflexão das crianças.

Sobre a autora – Neusa Sorrenti nasceu em Itaguara, no interior de Minas Gerais. Em Belo Horizonte, graduou-se em Letras e Ciência da Informação (UFMG) e trabalhou mais de vinte anos como bibliotecária e professora. Depois disso, fez pós-graduação em Literatura Infantil e Juvenil e mestrado em Literaturas de Língua Portuguesa (PUC-MG). Premiada pela Federação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), a autora tem mais de vinte títulos publicados e selecionados para catálogos internacionais, como a Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha. Além deste Poemas empoleirados no fio do tempo, publicou, pela Autêntica Editora, Pintando poesia e A poesia vai à escola – Reflexões, comentários e dicas de atividades. No prelo, também pela Autêntica, Carta de um menino para a pior avó do mundo.

Sobre a ilustradora – Marta Neves é de Belo Horizonte, Minas Gerais. É formada em Desenho e Cinema de Animação pela UFMG, onde também fez mestrado. Participa de exposições e eventos artísticos no Brasil e no mundo, passando por países como Alemanha e Japão. Atualmente, é professora universitária de disciplinas ligadas à arte. Pela Autêntica, ilustrou também a obra A filha da preguiça, de Bartolomeu Campos de Queirós.

Título: Poemas empoleirados no fio do tempo
Autora: Neusa Sorrenti
Ilustração: Marta Neves
Número de páginas: 72
Formato: 19 x 27 cm
Indicação: a partir dos 8 anos
Preço R$ 39,00
ISBN: 978-85-8217-066-3

Web Site: