Dicionário do Marketing: principais termos que é preciso saber

São Paulo – SP 21/10/2019 –

Quando o assunto é vocabulário, toda profissão tem suas particularidades, não é mesmo?

Bom, no marketing isso não seria diferente, assim como as outras profissões, nós também temos o nosso vocabulário.

Bom, no marketing isso não seria diferente, assim como as outras profissões, nós também temos o nosso vocabulário, e nem sempre todo mundo entende, e é exatamente por isso, que nos dá CRYAH decidimos fazer um dicionário com as palavras mais usadas no marketing, para que assim você fique por dentro e entenda tudo o que está sendo falado.

Dicionário de marketing – A

Adwords
Nada mais é do que um serviço de publicidade do Google, onde as empresas podem fazer anúncios que vão aparecer nas páginas de resultados de busca.

Automação
Quando as ações de marketing digital são feitas de forma automática, é chamada de automação, pois otimiza o tempo de trabalho e permite maiores resultados em um curto espaço de tempo.

Normalmente usamos esse termo quando disparamos uma sequência de e-mails para um determinado público.

Como que identificamos padrões significativos dos dados? Por meio de análise.

Bom, é exatamente isso que o Analytics faz, ele gera dados relevantes por meio de relatórios, chegando as tendências e ajudando na tomada de decisão, uma vez que você tem dados concretos na sua mão.

Awareness
Reconhecimento de marca

ASAP
As soon as possible

Dicionário de marketing – B

B2B
Business to business nada mais é do que serviço ou comércio entre empresas. No B2B o alvo não é o consumidor final.

B2C
Ao contrário do B2B, o B2C – business to consumer é o serviço ou comércio entre uma determinada empresa e o consumidor. Aqui sim o alvo é o consumidor final.

Backlink
Trata-se de um link que é posicionado estrategicamente e leva a pessoa para uma página de destino.

Vale lembrar que existem basicamente três tipos de backlinks:

De entrada: São links que ficam posicionados em páginas externas;

De saída: Posicionados em páginas internas do site que levam para páginas externas;

Internos: Links posicionados em páginas internas do site e que levam para outra página interna, sempre mantendo a pessoa no site.

Benchmarketing
É o estudo da concorrência e do mercado em que determinada empresa atua, com a intenção de incorporar boas práticas ou até mesmo o aperfeiçoamento dos métodos que já existem dentro da empresa.

Aqui você avalia o que está sendo feito de melhor no mercado, tanto por empresas de outro setor como pelos seus concorrentes, com a intenção de melhorar os seus próprios processos.

Brainstorming
Também conhecida como “tempestade de ideias” trata-se de uma dinâmica em grupo que tem como objetivo utilizar a potencialidade criativa dos indivíduos que estão participando para resolver um problema pré-determinado, para o desenvolvimento de um planejamento ou de novas ideias e projetos.

Aqui nenhuma ideia deve ser descartada ou julgada como certa ou errada.

Budget
É o orçamento disponível.

Dicionário de marketing – C

Co-Branding
É quando duas marcas grandes se juntam para que ambas se diferenciar ainda mais da concorrência.

Conversão
Quando um visitante realiza uma ação diretamente relacionada com o objetivo principal da página, ocorre uma conversão. Exemplo disso é quando clicamos em um botão para fazer o download de um e-book.

CPA – Custo por ação
O anunciante só paga esse custo quando o objetivo final de sua campanha é atingido. Por exemplo quando uma venda é fechada, quando há um pedido de orçamento ou download de um ebook. Ou seja, é um forma de cobrança baseada nas conversões realizadas.

CPC – CUSTO POR CLIQUE
O CPC é uma forma de cobrança de anúncios pagos que são feitos no Google ou no Facebook. Aqui o anunciante paga por cada vez que um usuário acessa um determinado link.

CRM
Também conhecido como Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um conjunto de ferramentas que serve para acompanhar, de uma forma organizada, de todas as ações que a empresa já efetuou com os clientes atuais e potenciais.

CRO
CRO, em português significa Otimização da taxa de conversão. Sendo assim, as estratégias de CRO tem o objetivo de aumentar a conversão dentro do site de uma empresa para que os visitantes tornem-se clientes.

CTA – CALL TO ACTION
Call to action é uma chamada para ação, como por exemplo um botão escrito “baixe aqui”, ele convida você a tomar uma ação.

Dicionário de marketing – D

Deadline
É o prazo de entrega de um determinado projeto ou tarefa.

Dicionário de marketing – F

Fee
Preço mensal que o cliente paga para a agência pelo fornecimento de um pacote mensal de serviços.

Follow- up
Acompanhamento de um processo depois da execução de uma etapa inicial.

Funil de vendas
O funil de vendas nada mais é do que a representação de um caminho que uma pessoa percorre até tornar-se um cliente de fato.

Dicionário de marketing – I

Inbound Marketing
Focado em atrair potenciais clientes, conquistar confiança e direcioná-los para o momento certo da venda.

Para que isso ocorra, são usadas estratégias de criação de conteúdo relevante e de relacionamento. A ideia do Inbound Marketing é fazer com que o cliente vá até a sua empresa e não o contrário.

Dicionário de marketing – K

KPI – key performance Indicator
Métrica usada para medir os resultados e o progresso, levando em conta as metas determinadas.

Os KPIs são definidos de acordo com os objetivos do negócio, são métricas de controle.

Dicionário de marketing – L

Landing page
Uma landing page é uma página de captura, pode ser uma página que oferta algo ou que libera um material gratuito, por exemplo.

Lead
Lead é aquela pessoa que deixou as suas informações em um formulário de contato, demonstrando que tem interesse na empresa. Um lead é considerado um cliente em potencial.

Link Building
Link building é quando são colocados links para outros artigos relacionados ao tema que está sendo tratado, usualmente, acrescentando ou detalhando alguma informação contida no texto.

Colocando em prática essa estratégia o usuário acaba ficando mais tempo no seu blog e, ainda por cima, ajuda a aumentar a sua autoridade nos mecanismos de busca.

Links patrocinados
São anúncios que são disponibilizados na forma de links no topo dos sites de busca, como por exemplo o Google. Esses links levam o nome de patrocinados pois são anúncios pagos.

Website: https://cryah.com.br