Economia Mundial apresenta sinais de melhoras

São Paulo, SP 8/12/2020 – A atividade econômica continua a surpreender positivamente no mundo. A China continua a todo o vapor com estímulos do governo, EUA também apresenta ritmo forte.

Análise sobre os principais mudanças mundiais nos últimos meses, com o avanço no desenvolvimento da vacina para COVID-19 e as eleições americanas.

Para especialistas, o final do ano abre espaço para um maior otimismo para o futuro, principalmente quando o assunto é a economia mundial. Alguns fatores explicam essa visão positiva: 1-) a eleição americana teve desfecho sem rupturas; 2-) As vacinas contra a COVID-19 apresentaram eficácia ao final da fase; 3-) a atividade econômica surpreende positivamente; 4-) os receios relacionados à questões fiscais no Brasil estão reduzindo após a eleição municipal.

Eleições Americanas

Nos EUA, ocorreu a eleição de Biden e a provável manutenção do Senado pelos Republicanos. A eleição de um presidente do partido democrata com viés de centro somado a um Senado dividido cria o ambiente político para um estímulo fiscal importante o suficiente para reativar a economia, sem uma elevação de impostos barrada pelos Republicanos no Senado. Com isso, as empresas tendem a ir bem – algo que trouxe otimismo aos mercados acionários.

Vacinas para COVID-19

Na frente das vacinas, a Moderna e a Pfizer apresentaram resultados superior a 90% de efetividade após a fase 3. Nesse ritmo, as populações europeia e americana devem ser imunizadas em dezembro deste ano ainda. Um cenário melhor do que os especialistas previam.  

Além disso, outras vacinas, como a Oxford Astrazeneca, tiveram resultados positivos, variado de 70% a 90% de eficácia dependendo da dose. A russa Sputnik também apresentou resultados similares.

Essas duas últimas vacinas são mais fáceis de serem transportadas e, portanto, mais baratas. Com isso os países emergentes deverão conseguir imunizar suas populações.

No Brasil, o cronograma da vacina Sinovac parece bastante avançado, embora não tenha a divulgação oficial de sua efetividade após fase 3. A expectativa é para um eficiente programa de imunização no primeiro semestre de 2021 no mundo todo.

Economia Mundial

A atividade econômica continua respondendo bem no mundo inteiro. A China, com estímulos do governo, apresenta bons números. O mesmo pode ser dito dos EUA. 

Pelas medidas restritivas adotadas em novembro a economia na Europa arrefeceu um pouco, mas não tanto como o esperado. O mundo parece ter aprendido a viver com distanciamento social e os governos parecem ter aprendido a adotar apenas as restrições efetivamente necessárias, sem grandes excessos.

No Brasil, houve registro recorde de criação de empregos formais em outubro. O mais provável é que o nível de emprego neste ano fique similar ao final de 2019.

Eleições Municipais no Brasil

O desejo do governo brasileiro de avançar com um programa de transferência de renda em 2021 foi contido por uma série de fatores dando mais tranquilidade sobre a disciplina fiscal do país para lidar com sua enorme dívida pública.

Mais especificamente: o fim da eleição municipal, o recado do mercado com o aumento dos juros de longo prazo e depreciação da moeda brasileira, a retomada vigorosa da economia e a falta de apoio no Congresso desestimularam o governo a avançar com o chamado Renda Brasil.

Dentro deste contexto, a pauta econômica foi retomada no Congresso Nacional com a aprovação da nova lei de falências que privilegia credores novos em meio a recuperação judicial e ajuda a realocar fatores de produção com maior agilidade.

No entanto, até a definição das eleições para presidência do Senado e da Câmara em fevereiro de 2021 não há espaço para caminhar com temas polêmicos. A eleição da Câmara em especial se dará entre dois candidatos da centro-direita que para se eleger precisarão da esquerda.

O preço a ser pago pela vitória e pelo ajuste fiscal será o compromisso de não se avançar com privatizações e caminhar na direção de um sistema tributário mais progressivo sobre a renda e a riqueza. 

Website: https://igorbarenboim.com.br/

Web Site: