Educação – A introdução do bilinguismo na infância

São Bernardo do Campo – SP 6/5/2013 – O bilinguismo abrange muito mais do que falar dois idiomas, ele possibilita a comunicação e o pensamento simultâneo, tanto em uma língua quanto em outra.

Essa realidade poderia ser diferente se os estados e municípios reforçassem essas aulas, além de introduzi-las mais cedo na vida das crianças. Para termos uma ideia, os primeiros anos de vida da criança são de extrema importância para o desenvolvimento do potencial humano. Até os 3 anos de idade, o desenvolvimento neural dos bebês alcança o nível máximo. A partir dos 3 anos, começará a decrescer e, aos 6 anos de idade, será parecido com o de uma pessoa adulta e o aprendizado não ocorrerá mais no mesmo ritmo e com todo o potencial de antes. Sabe-se também que para o aprendizado de outras línguas essa fase é a melhor delas, as crianças podem aprender duas ou mais línguas simultaneamente com pouco esforço e sem qualquer confusão. O bilinguismo abrange muito mais do que falar dois idiomas, ele possibilita a comunicação e o pensamento simultâneo, tanto em uma língua quanto em outra. A Educação Bilíngue oferece a oportunidade de se entrar em contato com diferentes culturas e perceber o mundo de forma mais ampla e enriquecedora, além de contribuir para a autoconfiança e capacidade de integração da criança a um mundo globalizado. Quando falamos em melhoras na educação brasileira, não podemos deixar o bilinguismo em segundo plano. “É comum nos depararmos com pessoas que mal sabem falar corretamente alíngua portuguesa, por esta razão podemos perceber a superficialidade na educação de uma segunda língua”, comenta Cristie de Maio Prieto, formada em letras e pós graduada em língua inglesa e tradução. Cristie, que fez aprimoramento da língua inglesa em Hasting, Inglaterra e em Auckland, Nova Zelândia, acompanhou de perto uma realidade bem diferente do Brasil. “Lá a educação é tratada como coisa séria”, afirma. Ao voltar ao país, Cristie de Maio Prieto trouxe na bagagem uma ideia e um sonho: implantar a educação da língua inglesa para crianças que ainda mal sabem pronunciar palavras em português. Desta forma as crianças se alfabetizam com dois idiomas, simultaneamente e aprendem a valorizar a nossa cultura e a respeitar culturas diferentes. A criança bilíngue é capaz de atribuir dois nomes para um mesmo objeto de forma simultânea, isto é, não necessita de tradução para compreender. Seu cérebro decodifica a informação baseado no contexto fazendo com que ela naturalmente se comunique com fluência. A criança aprende a segunda língua da mesma forma que aprendem a língua mãe e cresce preparada para as melhores escolas brasileiras bilíngues ou não e escolas internacionais.

Escola de Idiomas – Nessas escolas o foco é o ensino da língua, ensina-se vocabulário por tópicos e regras gramaticais. Sim o aluno pode aprender o idioma dessa forma, mas o processo é lento e não natural.

Escolas Internacionais – Nessas escolas são seguidos o calendário, e o currículo do país de origem e as aulas são todas dadas noidioma do mesmo.

Escolas bilíngües – Nessas escolas as aulas são dadas em outro idioma mas são utilizados o calendário letivo brasileiro e os parâmetros curriculares nacionais, algumas podem incluir currículos extras. A maioria das escolas utiliza apenas a 2ª língua na educação infantil e a partir do fundamental algumas aulas são utilizados os dois idiomas.

Cuidado ao escolher a escola de seu filho: Algumas escolas intituladas bilíngües possuem apenas um programa de aprendizado intensivo de idiomas, isto é, carga horária do segundo idioma maior. Não que isso seja um problema mas é muito bom ter isso claro ao escolher a escola para não acabar trocando gato por lebre. Mais importante que o
aprendizado do idioma é imprescindível verificar a linha pedagógica da escola, se a escolha compartilha dos mesmos valores que sua família,e o trabalho realizado com as crianças. É importante lembrar que uma escola bilíngüe de qualidade oferece inúmeras vantagens e que o aprendizado do idioma, apesar de muito importante, é a menor delas.

Website: http://www.escolahappyhouse.com.br