Educação financeira: qual o papel do ensinamento na rotina dos brasileiros?

São Paulo, SP 2/3/2020 –

Um levantamento da CNDL, Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas em conjunto com o SPC Brasil, Serviço de Proteção ao Crédito, constatou que o Brasil possui 62 milhões de consumidores com CPF negativado. Isso significa, na verdade, que o número citado acima está inadimplente por algum motivo. 

Diante de números tão expressivos, fica difícil saber o que leva tantos brasileiros a esse ponto – principalmente diante de um cenário de crise que já está em processo de melhoria. 

“Nós atribuímos esse cenário a falta de conhecimento em relação a educação financeira. É difícil assumir a responsabilidade e cuidado pelo próprio dinheiro sem ter orientação nenhuma com isso”, diz Alzimiro Thomé, Presidente da Cresol, Cooperativa de Crédito.

Um passo de cada vez 

Pensando na necessidade expressiva de soluções voltadas para a necessidade de administrar bem o próprio dinheiro, Alzimiro elencou alguns pilares fundamentais quando o assunto é educação financeira. 

Escolhas inteligentes

“Ninguém precisa deixar a diversão de lado para economizar. Muitas vezes, fazer uma troca inteligente já é o suficiente”, diz Alzimiro. O dirigente segue dizendo que sempre existem opções que correspondem ao budget  e ainda assim proporcionam bons momentos.

Compras versáteis 

As dicas das compras valem para todas as vertentes: do vestuário ao que se consome no supermercado. “É importante ter foco e entender o que realmente vale a pena, o que vale ser substituído. É preciso pensar e analisar”, aconselha Alzimiro.

Reserva financeira

Guardar dinheiro é muito importante. “Ter um investimento programado pode ser a salvação em muitas situações”, diz Alzimiro. Porém, antes de começar a guardar, é preciso se livrar de todas as dívidas.

Pensando nisso, a Cresol surgiu há mais de duas décadas. Por ser um Sistema Cooperativo de crédito que se desafia a fazer a diferença todos os dias, oferece melhores condições de pagamentos e juros. 

“Hoje somos referência quando o assunto é cooperativa de crédito. Conquistamos isso atendendo mais de 500 mil famílias durante toda nossa trajetória. É um trabalho recompensador e que pode ser o primeiro passo para o sucesso de muitos”, finaliza Alzimiro.

Saiba mais: www.cresol.com.br

Website: http://www.cresol.com.br

Web Site: