Educar respeitando os filhos, sem abrir mão da autoridade: essa é a proposta de Crianças Felizes, da Editora Manole

São Paulo, SP 26/11/2019 – “Há cada vez mais pais a contatarem-me porque não conseguem exercer a autoridade, não conseguem ser firmes. E isso é fundamental em qualquer relação”

O lançamento da Editora Manole Crianças Felizes, da portuguesa Magda Gomes Dias, especialista em coaching e aconselhamento parental, é um guia que foca em estratégicas para o desenvolvimento de crianças resilientes, positivas e felizes, sem que pais e educadores precisem abdicar da autoridade, mas saibam dosar o emprego de carinho e amizade no trato com os pequenos.

Magda trabalha como formadora na área de desenvolvimento pessoal desde 2002 e com parentalidade desde 2007. “Há cada vez mais pais a contatarem-me porque não conseguem exercer a autoridade, não conseguem ser firmes. E isso é fundamental em qualquer relação”, diz a autora. Ela defende a ideia da parentalidade positiva, conceito que define a promoção de uma ligação entre pais e filhos com base no respeito mútuo, na criação de limites claros, mas também na empatia e na generosidade. “A parentalidade positiva é o caminho para o equilíbrio. Acredito que nenhum pai ou mãe queira bater ou castigar e prefere uma relação com significado. Mas a falta de modelos e de estratégias faz com que sejamos ou mais autoritários ou mais permissivos ou até os dois juntos”, alerta Magda.

Segundo a autora, em gerações mais antigas, a educação tinha uma base apenas autoritária, respaldada em um suposto respeito que, nada mais era, que medo. “Medo que muitas famílias ainda insistem em usar para conseguir obediência dos filhos. Se resultou com eles, por que não continuar a usar agora que são pais?” Mas a questão é que tipo de relacionamento esse pai deseja desenvolver com seu filho ou qual memória afetiva gostaria de deixar? “É preciso identificar o que é importante e reconhecer de que forma a sua própria memória afetiva influencia sua maneira de educar e decidir o que construir.”

Na prática

Todas as propostas de Crianças Felizes são passíveis de serem praticadas, e o resultado dessa nova maneira de gerir a educação beneficia todos os envolvidos no processo. A autora ressalta que o exercício de se colocar no lugar da criança, tentando entender ou recordar a sensação que ela está experimentando humaniza a relação. “Quando percebo a fúria de um adolescente de 15 anos porque não pode sair à noite, tendo por base o que foi acordado, sou mais empática e humana. Mas sê-lo não significa que concorde, ceda ou seja fraca. Apenas estou identificando uma emoção intensa. O que eu faço a partir daí é outra coisa. Mas se eu souber que uma pessoa está furiosa, posso ajudá-la a lidar melhor com o que sente, além de lidar melhor com minhas próprias emoções diante disso.”

Sobre a autora:

Magda Gomes Dias é formada nas áreas de comportamento e comunicação há mais de 18 anos. Por saber que os comportamentos se escolhem e que “comportamento gera comportamento”, ela aborda as questões parentais e da Educação Positiva por essa lente. Com certificação internacional em Inteligência Emocional, em Educação Positiva e em coaching, esta mãe de duas crianças é também a autora do blogue Mum’s the boss e do site ParentalidadePositiva.com.

Website: http://www.manole.com.br

Web Site: