Emicol investe em capacitação e certificação de gestores da inovação

São Paulo 4/2/2020 – A ideia foi criar um pequeno exército de 28 pessoas capacitadas e habilitadas com atitudes criativas que serão multiplicadores da inovação dentro da Emicol

Colaboradores da Emicol Eletro Eletrônica participaram do Curso de Inovação, Yelllow Belt, conduzido pela empresa especializada Pieracciani Educação. A abordagem foi “Aprender a inovar, inovando”. Os participantes conheceram os conceitos, as ferramentas e os métodos necessários para implementar o processo de gestão da inovação baseado nas quatro perspectivas: Estratégia, Processos, Pessoas e Ecossistema.

“A ideia foi criar um pequeno exército de 28 pessoas capacitadas e habilitadas com atitudes criativas que serão multiplicadores da inovação dentro da Emicol”, explica Valter Pieracciani, presidente da empresa de treinamento.

Desenvolvido especificamente para a empresa, o Emicol Yellow Belt considerou um Sistema de Educação Corporativa baseado em três princípios: Laboratório de aprendizagem, em que as pessoas aprendem fazendo e fazem aprendendo; Aceleradora da inovação, com rápida e profunda geração de ideias incrementais e disruptivas; e Certificação IBELT tornando os participantes em Gestores da Inovação.

O programa aplicou um conjunto de técnicas de vanguarda que asseguram a geração rápida e efetiva de testes de conceito e protótipos, através de sessões imersivas de trabalho, com base em desafios previamente estabelecidos pela Emicol.

Combinando educação e consultoria, a base técnica do Dinamizador se apoia nas melhores práticas da Inovação tais como: Lean Startup, Politécnico de Milano (Design Driven Innovation), Design Thinking, Design Sprint, Oceano Azul, Canvas Business Model, Técnicas do Vale do Silício, Jornada do Cliente, entre outras.

Com base nesses ensinamentos, os participantes desenvolveram cinco projetos, e três deles foram escolhidos e tiveram o seu “Go Ahead” para iniciarem o projeto dentro empresa.

São eles: AfterMarket com foco na experiência de Compra dos Clientes objetivando melhorar o atendimento, ampliar a oferta de produtos e serviços, e treinar o time para uma abordagem diferente da tradicional Emicol tecnológica, com ênfase na excelência dos serviços; Agrobusiness de Alta Tecnologia, com o objetivo de desenvolver soluções tecnológicas para o agronegócio brasileiro, utilizando as várias competências da Emicol hoje amplamente reconhecidas na indústria automotiva e de eletrodomésticos; e Inovação Aberta como viabilizadora de Soluções da Indústria 4.0, para aprimorar as métricas de processo e nível tecnológico em uma linha de produtos da Emicol, através de modelo de inovação aberta que potencialize saltos relevantes de produtividade e qualidades.

Sobre a Emicol

A Emicol é uma empresa brasileira que atua no desenvolvimento, produção e venda de soluções em controles e componentes eletromecânicos e eletrônicos, injeção e sobre injeção de plástico e estampados leves para eletrodomésticos, automotivo e vários outros segmentos. Tem unidades produtivas no Brasil e no México, exporta para mais de 30 países e tem 50 anos de existência.

O complexo industrial da empresa, na cidade de Itu (SP), tem cerca de 30.000 m2 de área fabril, onde extensa e variada gama de itens são manufaturadas em mais de uma centena de células de produção, possibilitando à Emicol oferecer soluções cada vez mais completas para seus clientes, fator este que a diferencia da maioria de seus concorrentes.

Website: http://www.emicol.com.br

Web Site: