ENG acompanha equipe docente e de TI para que a UniFAJ se torne uma Universidade Referência Google

São Paulo 1/6/2020 – Através das salas de aulas virtuais, os alunos e professores podem acessar todas as outras ferramentas como Forms e Meet, além do YouTube”, diz Prof Beatriz.

A plataforma possibilita ao corpo docente da universidade ministrar aulas a distância e ao vivo, intensifica e aprimora o processo de aprendizagem com ferramentas fáceis e intuitivas.

Há mais de 10 anos se preparando e implementando metodologias ativas de ensino que se utilizam de tecnologias, em especial o Google For Education, a UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna), através de seu projeto pedagógico EDUCAR, e em parceria com a ENG – líder no fornecimento de treinamentos, consultorias, licenciamentos de software e tecnologia para as áreas de Educação, Comunicação e TI -, conseguiu enfrentar os desafios da Covid-19 trazendo uma maior interação no processo ensino-aprendizagem, mesmo que de forma on-line e a distância (EAD).

A plataforma possibilita ao corpo docente da universidade ministrar aulas a distância e ao vivo, intensifica e aprimora o processo de aprendizagem com ferramentas fáceis e intuitivas. As aulas são gravadas e compartilhadas para que os alunos possam revê-las a qualquer momento. Também permite o armazenamento ilimitado de dados, a utilização de e-mails mais inteligentes, correção de provas e feedback em tempo real para os alunos – além de outras soluções de produtividade que vêm ajudando alunos e professores a serem mais eficientes durante a pandemia do novo coronavírus.

Segundo o professor Flávio Pacetta, diretor de unidade da UniFAJ, “as aulas via Google Meet tiveram início em 1º de abril, quando todos os docentes, coordenadores e grupo técnico-administrativo-pedagógico de suporte foram capacitados e treinados para tanto, sendo surpreendente o engajamento e envolvimento de todos com as ferramentas do GFE”. O Classroom, adotado pela UniFAJ desde o início de 2018, reúne todas as atividades propostas: vídeos, conteúdos pedagógicos para leitura, documentos interativos para trabalhos em grupo, avaliações e muito mais. Reunindo hoje um grande número de professores certificados, toda a capacitação do corpo docente foi feita pela ENG, parceiro oficial Google for Education. Além disso, durante esse período de crise epidemiológica, a UniFAJ também está disponibilizando chromebooks para que alunos e professores possam acessar a plataforma e realizarem seus trabalhos de casa.

A professora Christianne Stegmann, gestora do Infoco UniMAX (Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba, que pertence ao mesmo grupo da UNIFAJ), explica que desde 2014 a UniFAJ/UniMAX vem se alinhando com o que há de mais avançado em termos de metodologia para o ensino superior, através de treinamentos realizados dentro e fora do país. “A equipe acadêmica trouxe para a Instituição recursos metodológicos e ferramentas pedagógicas que promoveram um redirecionamento acadêmico/pedagógico que a colocaram entre as mais avançadas do país. Assim, o grupo está preparado para enfrentar as novas demandas exigidas pelo mercado de trabalho, utilizando ferramentas que, aliadas às metodologias ativas de ensino/aprendizado e um corpo docente qualificado, trazem para o aluno um aprendizado significativo, individualizado e socialmente responsável”, declara.

Já a professora Beatriz Leme Passos Carvalho, coordenadora de Programas Acadêmicos, destaca que a ferramenta mais utilizada é o Classroom. “Através das salas de aulas virtuais, os alunos e professores podem acessar todas as outras ferramentas como Forms e Meet, além do YouTube com webinar e como forma de pesquisa e divulgação do material dos alunos”, pontua. A coordenadora atribuiu o sucesso da universidade nesse momento de isolamento social à familiaridade do corpo docente e alunos às tecnologias. “Em 2018, capacitamos um grande número de docentes com certificação oficial e faltam poucos parâmetros para que, em um futuro próximo, possamos nos tornar uma Universidade Referência Google. O fato de usarmos essas ferramentas de maneira pedagógica, em quase todas as nossas aulas, nos comprova a importância da tecnologia para o estímulo e a retenção do material que foi ensinado, fazendo com que o aluno esteja constantemente atualizado com o mercado e atingindo os objetivos disciplinares dos professores”.

Sobre a UniFAJ

A UniFAJ oferece uma das mais fundamentais ferramentas para que seus alunos possam aprender de verdade e dar o primeiro passo para o futuro profissional: a prática. Com uma grade curricular voltada 50% para a prática, os alunos UniFAJ, seja dos cursos de graduação, pós-graduação ou técnicos, ampliam suas possibilidades de aprendizado e assimilam o conteúdo de forma mais eficiente e com muito mais facilidade. Além, é claro, de contar com um corpo docente de alto nível, com vasta experiência em seus currículos e muita competência para ajudar o aluno a viver o conhecimento na prática.

A UniFAJ conta com mais de 25 cursos de graduação nas áreas de Humanas, Saúde, Exatas e Agrárias, distribuídos em cinco campi: uma clínica integrada onde ocorrem as aulas práticas dos cursos da área da saúde; Hospital-Escola Veterinário; Centro de Pesquisas Ambientais e Agropecuárias (CPAA); Campus 1 e Campus 2, que recebem os demais cursos da Instituição e a FAAGROH (Faculdade de Agronegócios de Holambra), que é única no Brasil com instalações 100% abertas.
www.faj.br

Sobre a ENG

A ENG DTP & Multimídia Ltda. é uma empresa pertencente ao Grupo ENG, integrado também pela empresa ENG Com Comp Ltda. Fundado há 30 anos, o foco de atuação do Grupo é a transferência de tecnologias. Para isso, possui parcerias com grandes empresas do setor tecnológico como a Adobe, Autodesk, Corel, Microsoft e SENCHA.

Operando em São Paulo, Brasília, Curitiba e Rio de Janeiro, o Grupo ENG dedica-se a treinamentos oficiais, consultoria técnica, licenciamentos de software (Revendedor Top 3 no Brasil), locação de mão de obra e prestação de serviço de Certificação Profissional.

Dentre os mais de 160 clientes atendidos pela ENG, destacam-se: UniFAJ/UniMAX, Grupo Kroton, PUC SP/PR/RJ/MG, UCB, IMT – Instituto Mauá de Tecnologia, IESB, Uninter, Grupo DeVry, Grupo Cruzeiro do Sul, PUC, IF – Institutos Federais de Tecnologia, e diversas Universidades Federais, Estaduais e Municipais.
www.eng.com.br

Website: http://www.eng.com.br

Web Site: