Espaço Arte abre nova exposição com fotos e gravuras inspiradas na Índia

Campinas, SP 18/2/2013 – As obras da exposição foram criadas a partir de um registro fotográfico da viagem da artista à Índia.

Obras da artista plástica Vera Figueiredo abrem a segunda temporada de exposições do Espaço Arte, no Ateliê Revestimentos, em Campinas. Inspirada no universo feminino indiano, ela expõe fotografias e gravuras que compõem a mostra “Impressões”, que conta com curadoria de Luzia Castañeda. O vernissage acontece no dia 7 de março, às 19h. A mostra será aberta a visitação pública no dia 8 de março. A entrada é gratuita.

As obras da exposição foram criadas a partir de um registro fotográfico da viagem da artista à Índia. Fascinada pela beleza das mulheres indianas, suas vestimentas e elegância, Vera decidiu prestar uma homenagem a essas mulheres e traduzir as impressões que elas lhe causaram através de matrizes de papelão revestidas de várias texturas que foram fotografadas em ambientes distintos.

Bate-papo
Para falar sobre o processo criativo das obras que compõem a mostra “Impressões” e também sobre o percurso biográfico da artista, o Espaço Arte promove um bate-papo com Vera Figueiredo no dia 4 de abril, das 19h às 21h.

A ideia é estimular a interação do público com a artista e fazer da arte um assunto leve e acessível. “Queremos que o público se envolva mais com a arte, que discuta, comente e consiga acompanhar um processo criativo. Pois, essa nova mostra, que ocupa o Espaço Arte, parte da inspiração que Vera Figueiredo teve ao fotografar as mulheres na Índia para criar as gravuras, as matrizes e as novas fotos. O que foi criado primeiro? qual foi a sequencia de inspiração? Será que a arte se prescinde de um tempo linear? Com certeza essas e outras questões serão desvendadas no bate-papo com a artista”, explica a curadora Luzia Castañeda.

A Artista
Vera Figueiredo, após 35 anos de dedicação à docência e à pesquisa em Matemática na Unicamp, envolveu-se com as Artes. É autora do livro infantil “Jardim de Aninha”, editado em 2005 pela Autores Associados, com ilustrações em tear. Frequentou os cursos de aperfeiçoamento em Artes Visuais/Unicamp em 2007 e Arte Contemporânea/Arquitec em 2008. Recebeu menção honrosa em obras de instalação e fotografia e o prêmio aquisitivo por suas aquarelas no Salão de Vinhedo em 2011. Atualmente transita entre fotografia e gravura.

Espaço Arte
Em dezembro de 2012 o Ateliê Revestimentos, localizado no bairro do Cambuí, inaugurou o Espaço Arte, um local alternativo às galerias para que artistas de Campinas e região possam expor e comercializar suas obras.

Além de ser um local de acesso gratuito à cultura, o Espaço Arte foi criado para tornar as obras de arte mais acessíveis ao público, não ficando restrita apenas a acervos de colecionadores, se tornando mais um componente para a integração de ambientes. Por isso, interessados em adquirir alguma obra em exposição encontram as facilidades comerciais aplicadas na loja.

ESPAÇO ARTE
Exposição: “Impressões”, de Vera Figueiredo
Quando: de 08/03 a 07/05
Endereço: Rua Conceição, 1.111, Cambuí, Campinas – SP
Horário: de Segunda a Sexta das 9h às 18h; Sábado das 9h às 14h
Entrada gratuita
Vernissage: 07/03, das 19h às 22h
Bate-papo com a artista: 04/04, das 19h às 21h

Web Site: