Especialista explica como identificar as melhores oportunidades de negócios

São Paulo-SP 2/4/2020 – Especialista explica como identificar as melhores oportunidades de negócios

Uma pesquisa desenvolvida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) reforça o fato de que, para começar a montar uma empresa é preciso, antes de tudo, identificar as melhores oportunidades de negócios. De acordo com o relatório, de cada quatro empresas abertas, uma fecha antes mesmo de completar dois anos de existência no setor atuante. Alguns dos motivos pelos quais ocorre tal fechamento, relata a pesquisa, são: crise econômica nacional, má gestão do negócio por parte de seus administradores e visão muito limitada para captar as novas oportunidades de mercado.

Os especialistas da Quero Um Negócio, plataforma de compra e venda de empresas, afirmam que saber identificar as melhores oportunidades de negócio no mercado de atuação é uma tarefa indispensável para se ter uma empresa bem-sucedida.

Ainda que o mercado tenha passado por uma profunda transformação nos últimos anos – sobretudo por conta do advento da internet e do digital, requerendo assim uma leitura fiel ao contemporâneo – o Sebrae publicou uma obra de título “Identificando Oportunidades de Negócios”, em 2001, que se faz atual. Ela pode ajudar os pequenos, médios e grandes empreendedores a não só terem boas ideias para a abertura de novos negócios, mas também darem o primeiro passo em direção ao sucesso.

A obra traz algumas orientações sobre como definir as melhores oportunidades de negócios. O primeiro passo, relata, é identificar algumas oportunidades de negócios que o empreendedor acredita serem promissoras. O objetivo, com isso, é permitir que ele realize um exercício de comparação entre os negócios que deseja trabalhar.

Nesse momento, o Sebrae recomenda que o empreendedor realize uma pesquisa profunda a respeito dos produtos e serviços relacionados a cada negócio. A intenção, explica o órgão, é possibilitar que ele tenha uma visão holística.

Em seguida, é recomendado que o empreendedor avalie cada oportunidade de negócio a partir de um quadro composto por atributos como excelente, bom, regular e ruim. Nessa ocasião, o potencial empresário deve analisar também as ameaças e as oportunidades de cada negócio.

As oportunidades e as ameaças, segundo os especialistas da Quero Um Negócio, são atributos pertencentes à Análise SWOT, ferramenta de administração que permite às empresas analisarem não só as oportunidades e as ameaças de um negócio, mas também suas fraquezas e forças. Todavia, os últimos dois atributos só são aplicados quando a empresa já existe no plano concreto, explicam.

Para eles, as ameaças e as oportunidades são tudo aquilo que, de algum modo, pode afetar o negócio. Mesmo que ele ainda não exista, é preciso imaginar como se já existisse. Algumas ameaças, segundo os especialistas, são: concorrência, ou seja, número de empresas que atuam na mesma área em que o empreendedor deseja abrir um negócio; potencial mudança de lei que pode prejudicar o negócio; mudança de comportamento do consumidor, em virtude da transformação rápida pela qual a sociedade vem passando.

Em se tratando das oportunidades, eles indicam os seguintes exemplos: tendência de mercado que favoreça o negócio; mudança positiva de comportamento do consumidor; mercado ainda não explorado; e, por fim, produtos e serviços ainda não criados.

Os consultores técnicos especializados da Quero Um Negócio apontam, ainda, que não é tão simples como muitos imaginam abrir um negócio. Quer dizer, complementam, pode até ser fácil a abertura, porém, se ele vai dar certo já é outra questão.

Para criar um negócio ou identificar uma boa oportunidade de negócio, os profissionais da Quero Um Negócio recomendam que os empreendedores levem em conta uma série de quesitos, com o objetivo de ter a certeza de que estão indo no caminho certo. Alguns dos principais quesitos em forma de perguntas são:

– A proposta de negócio é capaz de concorrer com outras ideias de negócio vindo de qualquer lugar?

– Os produtos/serviços idealizados para o negócio estão alinhados com o comportamento do consumidor contemporâneo?

– O negócio desperta o interesse do investidor nacional e global?

– É possível introduzir sistemas de tecnologia no processo operacional, de produção e de comercialização?

– É considerado um negócio moderno?

– O empreendedor consegue a fundo os interesses ou as expectativas do cliente, bem como o seu perfil?

– Os produtos ou serviços foram idealizados para superar as expectativas do público consumidor?

– Estão previstas potenciais alianças entre negócios de setores distintos do mercado?

– O empreendedor já traçou uma estratégia básica de negócio?

São, na visão dos especialistas da Quero Um Negócio, quesitos/reflexões que devem ser respondidos ou feitas antes de identificar ou fechar uma oportunidade de negócio, para que dessa maneira o empreendedor saiba o que está fazendo e logre êxito em sua decisão.

Os consultores técnicos da Quero Um Negócio afirmam que ler frases de apoio no momento de identificação de uma oportunidade de negócio pode acelerar esse processo e torná-lo mais criativo. Citam uma, a qual, segundo eles, devem ser lidas por todos aqueles que querem se tornar um empresário de sucesso: “Nós trabalhamos com o objetivo de tornar nossos produtos obsoletos, antes que outros o façam”, Bill Gates. Explicam ainda que um empreendedor deve pensar além e idealizar um produto/serviço para o seu negócio que não seja tão fácil de se tornar obsoleto pelo pensamento criativo da concorrência. Ele mesmo deve fazer isso, à medida que o seu negócio se desenvolve e se torna um sucesso.

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