Especialistas explicam o crescimento do setor automotivo em Santa Catarina

Florianópolis – SC 4/3/2020 –

O ano de 2019 foi muito bom para o mercado automotivo em geral, especialmente para o estado de Santa Catarina, no sul do país, onde foi registrado um aumento de 7,28% no número de carros vendidos no ano em relação a 2018, finalmente chegando a meta de 5 milhões de carros nas ruas.

Para efeitos comparativos, o estado de Santa Catarina agora tem a 6ª maior frota do país, perdendo apenas para estados que são mais populosos, como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e outros.

No entanto, mesmo alguns estados mais populosos do que Santa Catarina, como é o caso de Ceará, Bahia e Pernambuco, apresentam frotas menores que a do estado catarinense.

O resultado é bom e anima os produtores e empresários relacionados ao setor no estado, inclusive aqueles que não vendem diretamente carros, mas sim produtos e serviços para os motoristas.

É o caso da Casa Grande Auto Shopping, a maior mecânica e loja de pneus em Florianópolis e região. A empresa, que tem filiais em várias cidades da região Metropolitana de Florianópolis, celebra os resultados positivos no mercado em 2019.

“Ver o setor automotivo de Santa Catarina crescer é uma vitória. O estado passa a ter uma frota maior e mais moderna. Isso alimenta o ecossistema ao redor do segmento automotivo e garante mais conforto e cuidados para os motoristas. É um ciclo: ter carros melhores faz as pessoas se preocuparem mais com os automóveis, o que gera carros melhores no geral”, revela o especialista do setor.

Na prática, a compra de carros novos para substituir antigos e adicionar novas pessoas no mercado de motoristas faz com que os condutores catarinenses se preocupem mais com a tecnologia dos automóveis.

Por sua vez, quanto mais tecnologia é usada, melhores são os resultados e mais valorizada fica a frota do estado.

“Um exemplo é a Geometria 3D , um serviço que faz o balanceamento das rodas do automóvel de forma mais ágil e certeira, utilizando sensores de última geração. O serviço pode ser oferecido, pois há uma preocupação maior em cuidar do veículo e garantir que ele estará sempre em boas condições”, explica o especialista da Casa Grande.

Apesar de seguir a tendência de crescimento do mercado brasileiro, o estado de Santa Catarina não valoriza os mesmos carros e marcas que o resto do país, embora o líder de vendas do estado seja o mesmo que domina o ranking no Brasil.

O Chevrolet Onix segue imparável em todos os estados brasileiros e, em Santa Catarina, foi o carro mais vendido em 2019 com 9.703 emplacamentos no ano, quase o dobro do segundo colocado: o Renault Kwid (que teve 5.661 vendas no mesmo período).

O posicionamento do segundo colocado surpreende. Em primeiro lugar, pela distância do Onix, que é muito menor do que no âmbito nacional. Em segundo lugar, porque o Kwid está no Top 5 do ranking nacional, mas não na segunda posição.

Quem aparece para fechar o pódio de vendas do estado de Santa Catarina em 2019 é o Volkswagen Polo, que emplacou 4.777 unidades no ano passado. Ele é seguido de perto do Hyundai HB20 com 4.477 emplacamentos e do Ford Ka com 4.346 unidades vendidas.

Em termos de regiões dentro do estado de Santa Catarina, a área da Grande Florianópolis se destacou no ano com um aumento de 5,51% das vendas em relação a 2018. No total, a região vendeu 36.416 unidades.

“O desempenho do setor automotivo em 2019 foi muito bom na Grande Florianópolis. Parte da razão pela qual os consumidores locais compraram tantos carros foi a oferta de infraestrutura de suporte para os automóveis, como autopeças, mecânicas e serviços do tipo”, revela o especialista da Casa Grande.

A Região Norte do estado também teve um bom desempenho em vendas, crescendo cerca de 6,85% em relação a 2018, mas ainda com menos carros vendidos em relação à Grande Florianópolis. Foram 31.851 emplacamentos no ano.

A região do estado que mais cresceu em relação ao ano de 2018 foi a região Sul, com um aumento de 12,14% em vendas, o que permitiu emplacar 24.465 carros em 2019. Um bom número, mas ainda abaixo de outras regiões.

No entanto, a região do estado que liderou o mercado catarinense com quase 30% de todas as vendas do ano (um pouco menos de 1 em cada 3 carros) foi o Vale do Itajaí. A região aumentou as suas vendas em 6,16% em relação a 2018 e emplacou 51.255 veículos no ano.

“De fato, não restam dúvidas que o ano de 2019 foi excelente para setor automotivo. Não só as concessionárias venderam mais, mas as empresas de suporte a veículos também tiveram um bom ano. A perspectiva é que 2020 traga ainda mais crescimento e condições para que os motoristas de Santa Catarina possam se sentir mais livres e seguros dentro dos seus automóveis”, conclui o especialista da Casa Grande Auto Shopping.

Website: http://casagrandeautoshopping.com.br/

Web Site: