Espetáculo “Nó” abre apresentações do Circuito Grande Otelo

16/7/2013 –

Estreado no dia 5 de maio de 2005, em Wolfsburg, na Alemanha, o espetáculo “Nó” chegou ao Brasil logo em seguida, em uma temporada popular de três meses no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro. De lá, partiu para turnê por várias capitais brasileiras e 23 apresentações no Reino Unido entre abril e junho de 2006. É esse momento de delicadeza poética misturada com virtuosismo físico que a cidade recebe nessa sexta (19) e sábado (20), às 21h, no Teatro Municipal de Uberlândia. A Companhia Deborah Colker, uma dos principais grupos de dança contemporânea do mundo, é a primeira grande apresentação que acontece no espaço.
Em seu sétimo espetáculo a coreógrafa Deborah Colker transforma em dança alguns desejos humanos, todos retratados de maneira artística. Em “Nó”, o público poderá conferir bailarinos amarrados com cordas, corpos que se aprisionam e se libertam, movimentos inspirados em um cavalo, dançarinos entrelaçados e ainda uma mulher presa pelos cabelos.
Emaranhados em mais de 120 cordas, os bailarinos se apresentam no primeiro ato simbolizando os laços afetivos que nos amarram. “Essas cordas servem para aprisionar, para puxar, para ligar, para libertar”, afirma Deborah.
Já no segundo ato, uma caixa transparente de mais de três metros tira as cordas de cena. Nela, os bailarinos se enlaçam, se atraem e opõem, se atam e se desatam. É uma metáfora do desejo, daquilo que se ambiciona, mas não se pode realizar. Os bailarinos equilibram técnica clássica e contemporânea em movimentos delicados e brutais. “Eu crio meus espetáculos pela necessidade e urgência de mergulhar nesse tema. Geralmente esses temas são experiências próximas a mim. Minhas inspirações normalmente estão muito próximas dos meus olhos, do meu coração e das minhas mãos”, finaliza a coreógrafa.

Circuito Grande Otelo – Espetáculo “Nó”
Data: 19 e 20 de julho
Local: Teatro Municipal de Uberlândia (av. Rondon Pacheco s/n)
Ingressos: À venda nas lojas Provanza, no Center Shopping, Galeria Yazo, Uberlândia Shopping e loja na rua Santos Dumont.