Estudante de 19 anos lança romance em Curitiba

Curitiba-PR 23/7/2013 – O lançamento acontece nos dias 3 de agosto, na Livraria do Chain, e 8 de agosto, nas Livrarias Curitiba, do Shopping Palladium

Aos 19 anos, Gustavo Moreira, estudante de Letras Tradução Inglês, na Universidade de Brasília, lança seu primeiro romance. “Sem Limites”, ambientado no Brasil numa cidade e época indeterminadas, conta a história de um grupo de terroristas que quer mudar o mundo e acredita que isso é possível por meio de armas em punho. O lançamento acontece nos dias 3 de agosto, na Livraria do Chain (Rua General Carneiro, 441), e 8 de agosto, nas Livrarias Curitiba, do Shopping Palladium (Av. Presidente Kennedy, 4121).

Marcada por suspense, crimes, escândalos políticos, preconceito, problemas sociais e coisas simples do cotidiano, a narrativa de “Sem Limites” mostra uma série de personagens que desfila pelas páginas em cenas descritas com linguagem de fácil compreensão. Ao longo do livro, o autor entrelaça a vida dessas pessoas em ambientes diversos. Diálogos, espionagem, investigação, estratégias, armadilhas, intrigas e assassinatos dão movimento à leitura, prendendo a atenção do leitor.

“Sem Limites” é ficção com pitadas expressivas da realidade. Nas situações cotidianas e na descrição dos personagens as semelhanças não são meras coincidências. Gustavo afirma que alguns personagens foram baseados em pessoas que ele conheceu: “Um professor ranzinza, um presidente da República, um casal gay. Todos têm traços característicos de gente que conheci”. Apesar de não citar o nome do local onde se passa a história, o autor observa que, em muitos trechos da narrativa, o leitor vai perceber que a cidade é Brasília. Logo após o último capítulo do livro, Gustavo faz uma amostra de suas poesias.

Alguns críticos literários qualificaram o livro como absurdo, contraditório, irritante, instigante, bombástico, paradoxal, enfim um “livro intelectualmente humano”. Escrito num período de três meses, “Sem Limites” nasceu de uma ideia que foi fluindo. “A história ia se desenhando na minha cabeça. As cenas, os diálogos. Foi mais difícil publicar a obra do que escrevê-la”, conta. “Tive problemas com o agente literário e com uma editora. Foi complicado. Optei por lançar o título independentemente. Espero que as pessoas gostem do livro, porque quero continuar na vida literária. Escrever é maravilhoso”.

Sobre o autor – Gustavo Moreira é universitário. Nasceu em 1994, em Curitiba (PR). Desde 2009 mora em Brasília, onde estuda Letras Tradução Inglês na Universidade de Brasília (UNB). Este é o primeiro livro publicado do autor, que escreve desde 2008.

Ficha técnica:
Título: Sem Limites