Jovens ganham cada vez mais espaço no ramo empresarial

São Paulo 15/5/2020 – “Liderar pessoas é a arte de inspirá-las e ajudá-las a desenvolver o máximo de seu potencial.”

Modernidade na liderança é o caminho para o sucesso das empresas

No Brasil, 23% da população têm entre 15 e 29 anos de idade e cerca de 32,5 mil jovens são atuantes no mercado de trabalho. As empresas buscam atrair e reter pessoas proativas, abertas a mudanças e que pratiquem a atualização constante. Por sua vez, os jovens são instruídos a terem um perfil inovador, inspirador e empático dentre outras características que as organizações valorizam. Um líder moderno não busca apenas cumprir demandas, mas construir proximidade e oferecer acessibilidade à equipe pela qual é responsável.

“É certeiro dizer que cada escolha é uma renúncia, e de fato é. Escolhi me projetar para o futuro, acelerar meu aprendizado e buscar reconhecimento. Abri mão de algumas horas a mais de sono, da jornada de trabalho padrão das 8h às 18h e de alguns finais de semana com os amigos. Preferi apostar no incerto, a estabilidade. Entre encarar novos desafios diários e estar na zona de conforto, fico com a primeira opção.” É no que acredita Felipe Medeiros, diretor de performance da GVM Solutions Brasil, jovem de 26 anos que já comanda uma grande empresa.

Para Medeiros, “liderar pessoas é a arte de inspirá-las e ajudá-las a desenvolver o máximo de seu potencial. A ferramenta principal de uma liderança direcionada e exclusiva é a empatia. Um bom gestor sempre sabe o que motiva cada um de sua equipe. E essa é a grande diferença para o sucesso desta atividade. Gerenciar talentos não é uma tarefa fácil. A liderança de equipes e de uma empresa exige algo a mais. A percepção é um fator de importância para não se desperdiçar bons colaboradores. Além de causar um alto índice de rotatividade, um funcionário mal alocado e subutilizado gera prejuízos para a companhia. Identificar as qualidades do profissional e encaixá-lo nas atividades corretas lhe trará facilidade na gestão diária”.

Nos últimos anos, jovens vêm cada vez mais mostrando que são capazes de criar e de liderar grandes empresas e negócios. Como não voltar um pouco no tempo e citar Mark Zuckerberg, que fundou com apenas 19 anos a maior rede social do planeta, o Facebook? Em termos de Brasil também temos um exemplo muito bom: Kéfera Buchmann. A youtuber e atriz de 27 anos tem hoje um dos maiores canais de entretenimento, além de marcas exclusivas de diversos produtos com seu nome. Esses são outros exemplos, além de Felipe, de uma liderança consistente, moderna e firme de um negócio.

Exemplos como esses são a definição de futuro no ramo empresarial. Normalmente jovens quebram alguns modos antigos e considerados tradicionais de se comandar uma empresa com uma visão mais ampla do negócio ao não serem chefes, mas líderes, fazendo principalmente que a criatividade aflore no ambiente profissional.

“Da mesma forma que a equipe é reflexo de seu líder, a recíproca é verdadeira. Um time de alto desempenho é composto por um conjunto de diferentes habilidades e competências. Buscar profissionais com aptidões e experiências práticas complementares às suas traz novas ideias e olhares sob diferentes perspectivas para o mesmo tema. E isto é ótimo. Mas a essência do negócio precisa ser sua. O entendimento do todo, do que se reflete em resultado e do que resulta em retrabalho, precisa ser do gestor”, finaliza Felipe.

Web Site: