Evento reúne deficientes visuais e especialistas em acessibilidade para discutir educação inclusiva

20/11/2020 – O objetivo é promover trocas entre especialistas do setor, a fim de potencializar a inclusão de pessoas com deficiência no novo contexto da educação inclusiva.

O Instituto MeViro e a Fundação Grupo Volkswagen se uniram para falar de acessibilidade e educação inclusiva. O Festival Maker Inclusivo, que será realizado entre os dias 01 e 03 de dezembro de 2020, compartilhará as experiências vividas na Imersão Maker, um projeto social no qual pessoas com deficiência visual, de Brasília, aprenderam sobre eletrônica criativa, impressão 3D e marcenaria básica.

O evento, que terá audiodescrição e tradução em libras, é gratuito, aberto a toda comunidade e terá transmissão online, pelo YouTube. As inscrições são feitas pelo portal http://bit.ly/IngressosFestivalMakerInclusivo. Para quem tem dificuldades em preencher formulários, a equipe do instituto está à disposição, no telefone (61) 99945-5982, para auxiliar nesse processo.

“Esse será um momento para compartilharmos os resultados incríveis que tivemos na Imersão Maker, além de discutirmos com participantes do projeto e convidados especialistas em acessibilidade sobre tecnologias assistivas. Como sempre falamos, não basta integrar, é preciso incluir”, destaca Marcos Roberto, fundador e diretor executivo do MeViro.

Durante os encontros, que passaram de presenciais para online devido à pandemia, os participantes com deficiência visual exploraram circuitos elétricos básicos e produziram, manualmente, diversos materiais, caixas de ferramentas e amplificadores de madeira. “As dificuldades diárias enfrentadas por eles são inúmeras e durante o isolamento social isso também se intensificou. É um ciclo de exclusão e segregação difícil de quebrar. Entretanto, demos o primeiro passo nesse longo caminho. Foi gratificante ver a felicidade deles quando conseguiram produzir as peças”, comenta o fundador e diretor executivo do MeViro.

Na programação do evento, que terá painéis sempre às 16h, estão previstas roda de conversa com participantes do curso, bate-papo com outros parceiros da rede da Fundação Grupo Volkswagen e os colaboradores do MeViro, além de encerramento cultural com apresentação e oficina do Batuque de Surdos, formado por integrantes da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apada).

“O objetivo é promover trocas entre especialistas do setor, a fim de potencializar a inclusão de pessoas com deficiência no novo contexto da educação inclusiva. No dia 03/12, também teremos a presença de um palestrante internacional, que nos dará um panorama de como esse tema é discutido no exterior e nas grandes corporações”, finaliza Marcos.

Website: http://bit.ly/IngressosFestivalMakerInclusivo

Web Site: