Favoritas da serra gaúcha, Canela e Gramado mantêm mercado imobiliário em alta

Gramado,RS 18/12/2019 – Quando eu visitava a Serra Gaúcha gastava mais com acomodação em hotel do que com as parcelas que pago hoje do meu novo apartamento, disse Cris Nedel.

Destaques entre os principais destinos turísticos do Rio Grande do Sul, as cidades de Gramado e Canela tornaram-se as queridinhas da Serra Gaúcha. E essa referência não é à toa: os municípios possuem uma beleza ímpar, além de oferecerem a moradores e turistas infraestrutura, segurança, opções de lazer e entretenimento o ano todo, e ainda tem um povo bastante acolhedor.

Essas características tão evidentes, aliadas com fatores econômicos, também têm tornado cada vez mais acessível o sonho de quem deseja ter sua casa própria na região, seja para morar ou para ter lugar garantido para curtir férias, finais de semana e feriados. Esse cenário estimula o aquecimento do mercado imobiliário, que tem se mantido otimista.

Além disso, grandes investidores estão buscando os dois destinos para novos empreendimentos, de acordo com dados das prefeituras de Gramado e Canela. Só em 2019 foram mais de 110 projetos aprovados em Gramado. Outros 210 projetos receberam o aval para saírem do papel em Canela, entre os anos de 2018 e 2019.

Levantamento da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul confirmam a qualidade da seguridade na região. Exemplo disso é que não houve, neste ano, nenhum registro de delito relacionado ao uso de arma de fogo.

Mas quem imagina que todas essas vantagens elevam demais os preços e dificultariam o acesso dos interessados em adquirir seu imóvel, está enganado. Atualmente há opções para todos os bolsos. A redução da Selic (taxa básica de juros) também favorece o financiamento imobiliário, uma vez que a concorrência entre os bancos se intensifica, tendo a menor taxa de juros, possibilitando para o consumidor o momento ideal da compra.

A Imobiliária Lar na Serra, em Canela, obteve neste ano maior número de vendas de imóveis, comparado aos resultados da empresa nos últimos três anos.

A sócia-proprietária Renata Adams diz que isso se deve ao aumento das atividades que são oferecidas para os turistas que visitam Gramado e Canela.

Para a corretora de imóveis Cristiane Nedel, esse é o momento ideal para investir. Ela justifica a afirmação com sua própria experiência. “Quando eu visitava a Serra Gaúcha gastava mais com acomodação em hotel do que com as parcelas que pago hoje do meu novo apartamento, sem contar o retorno que consigo com aluguel de temporada”, contou.

A Selic atingiu 5% -o menor patamar desde 1999-, e o crédito para financiar a casa própria também ficou mais barato, acompanhando as reduções na taxa básica. A Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário (Abecip) já vê sinais de recuperação econômica, e faz apostas de resultados melhores para o próximo ano.

Estudos divulgados pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) calcula que, a cada ponto percentual de redução nos juros imobiliários, pelo menos 2,8 milhões de famílias passariam a ter condições de contratar esse tipo de crédito.

Para o presidente do Sindicato de Habitação do Rio Grande do Sul (Secovi), Moacyr Schukster, juros mais baixos sempre ajudam nas transações imobiliárias. Primeiro, porque as prestações dos financiamentos ficam menores. Além disso, quando os juros são reduzidos, o mercado financeiro geralmente busca alternativas competitivas, tornando ainda mais atraente a aplicação em imóveis.

Investir em imóveis também pode ser uma saída para poder garantir uma aposentadoria. Muitas pessoas têm buscado cada vez mais imóveis para o chamado aluguel de temporada. Nesse contexto, embora a serra gaúcha conte com uma rede grande hoteleira, diversas famílias têm optado por esse tipo de acomodação.

“A Serra Gaúcha é quase um oásis dentro do Estado. A indústria, a agricultura e o comércio mantém-se animados ao longo do ano e são poucas as quedas de empresas por razões macroeconômicas ou setoriais. O investimento em imóveis em Canela e Gramado apresenta características de longo prazo. As duas cidades são bonitas, aprazíveis e, sem dúvida nenhuma, locais de bem viver.” disse Moacyr Schukster.

Website: https://www.larnaserra.com.br/