Gehaka apresenta equipamento com inovação tecnológica para mercado de cosméticos

São Paulo 10/10/2019 –

Construído em aço inoxidável e finalizado em cromo duro, o moinho de rolos evita contaminação cruzada, o que é grande preocupação entre os profissionais da área

Na próxima semana, a Gehaka, tradicional fabricante de instrumentos próprios para o uso em farmácias de manipulação, participará do 20° encontro organizado pelo CRF – Conselho Regional de Farmácias do Estado de São Paulo: o Congresso Farmacêutico de São Paulo, onde acontecerá a Expofar, que visa reunir importantes fornecedores do setor. A empresa vai expor seu mais novo equipamento, o MRG2020, moinho de rolos desenvolvido no Brasil, a fim de proporcionar aos farmacêuticos maior rapidez no processo, segurança e diversidade na pigmentação. O evento ocorre de 10 a 12 de outubro, em São Paulo.

“O MRG2020 é um moinho de rolos específico para farmácias de manipulação, que tem como objetivo atender às necessidades do segmento, dinamizando o processo de homogeneização de materiais sólidos, abertura de pigmentos e, com isso, diminuir o tempo de produção e aumentar muito a qualidade do produto final”. Dessa forma, Christian Kaufmann, diretor comercial da Gehaka, explica a importância do equipamento.

Construído inteiramente em aço inoxidável, o MRG 2020 é um moinho composto por três rolos aço finalizados em cromo duro, que têm a função de quebrar as partículas sólidas expostas a seu mecanismo, que permite ajustes com alta precisão e que giram constantemente em velocidades diferentes. Será a maior atração da Gehaka no evento, que reúne novidades do segmento, além de além de participantes dispostos a compartilhar seus conhecimentos e experiências na área.

DESCRIÇÃO TÉCNICA

O moinho é dotado de dois rolos traseiros, que puxam e misturam os materiais e um rolo frontal o aperta à espessura máxima de 10 micra, ou seja, dez milésimos de milímetro. A partir dessas determinações, os componentes da fórmula adquirem uma consistência homogênea por meio de cilindros que se chocam uns nos outros e posteriormente são retirados por um raspador.

É importante lembrar também que, por ter rolos revestidos com cromo duro, o profissional pode utilizar vários tipos de matérias-primas no moinho, além de trabalhar com bases e pigmentos diversos. Os equipamentos até então disponibilizados no Brasil têm somente rolos revestidos com cerâmica, que limita a fabricação de produtos apenas na cor branca.

Com a chegada do MRG2020, elevou-se a gama de produtos e foi eliminada a contaminação cruzada, que é outra grande preocupação nas farmácias, face às boas práticas de manipulação.

“Os cilindros trabalham em direções opostas e são regulados individualmente. Todos os componentes da fórmula são totalmente homogeneizados, retirando-se o ar da mistura e reduzindo ao mínimo o tamanho das partículas sólidas. Com isso, o creme, por exemplo, fica essencialmente ativo devido à facilidade de aplicação e à profunda penetração na pele”, explica Alexandre Fernandes, diretor de engenharia da Gehaka.

Dentre as características importantes do novo dispositivo da Gehaka, está um exclusivo controlador digital, com tela sensível ao toque, que proporciona ao usuário um controle ainda maior de sua produção, através do ajuste exato da velocidade dos cilindros, que variam de 300 RPM, o recomendado pela marca, até 700 RPM. “Contudo”, explica Fernandes, “a tecnologia digital também auxilia em casos de dúvidas na operação, pois o controlador digital do moinho também incorpora um guia rápido de utilização do mesmo, de fácil acesso ao usuário.”

Além disso, de acordo com Fernandes, o moinho apresenta boas condições de durabilidade, com poucas chances de desgaste por ser feito totalmente em aço inoxidável e a alta dureza do revestimento dos rolos. Isso também facilita muito o processo de limpeza a cada troca de fórmula.

Outros fatores importantes são as interfaces de dados tipos Serial RS232C e USB 2.0, que possibilitam o controle do moinho por meio de um computador.

O MRG2020 foi desenvolvido com tecnologia para diminui em muito as perdas dos materiais da fórmula, sendo um equipamento de produção silencioso, adequado as normas de segurança (NR12) e com mínima ocupação de espaço sobre a bancada.

OPÇÕES DE FINANCIAMENTO

De acordo com a Gehaka, as farmácias de manipulação têm maior facilidade para aquisição do produto, já que um dos intuitos da empresa, ao desenvolvê-lo, foi também proporcionar um custo muito mais acessível que os similares importados e permitir condições de pagamento facilitada por meio de linhas de financiamento competitivas, como, por exemplo, a do cartão BNDES.

“Por se tratar de um produto totalmente nacional, conseguimos que o BNDES financiasse o processo de compra do MRG2020 para os nossos clientes, o que não ocorria antes”, explica Miguel Silva, coordenador de vendas da Gehaka. “Com preço mais baixo e com linha de crédito do cartão BNDES, o farmacêutico provavelmente obterá o retorno de seu investimento muito antes de terminar de pagar o financiamento”, completa. Além do BNDES, existem outras opções de financiamento da própria Gehaka ou através de agentes financeiros como a linha de crédito especial para Bens de Consumo Duráveis – BCD da Caixa Econômica Federal, com prazo para pagamento em até 60 meses, incluído o período de carência de até seis meses.

A feira EXPOFAR 2019, que ocorre de 10 a 12 de outubro, em São Paulo, reunirá profissionais que buscam o desenvolvimento, atualização contínua e a troca de experiências com importantes empresas da área farmacêutica. Além de promover o networking entre farmacêuticos e empresários.

EXPOFAR 2019

Local: Centro de Convenções Frei Caneca