Governança de TI como Estratégia do Negócio

São Paulo, SP 3/9/2019 –

A Governança de TI pode tornar a Tecnologia da Informação mais estratégica e relevante para as empresas

Diante da necessidade de se investir em segurança de dados e informações, a Governança de TI vem ganhando um papel de destaque dentro do cotidiano empresarial, sendo uma das grandes responsáveis por alinhar as estratégias de Tecnologia da Informação as do negócio.

Considerada um desdobramento da Governança Corporativa, essa área cuida da definição de normas, políticas e diretrizes voltadas para o melhor desempenho da organização, especialmente porque, atualmente, a maior da parte das informações está atrelada a soluções de TI.

A frase “dados são o novo petróleo” está se transformando em um mantra do universo da tecnologia e revela a importância das práticas de governança nessa área. Afinal, adotar estratégias que regem a gestão de ferramentas e recursos tecnológicos é fundamental para a proteção desse bem tão valioso para o mercado atual.

Toda empresa, seja qual for seu porte ou área de atuação, precisa contar com boas ferramentas e metodologias de informação para se destacar no mercado. A Governança de TI está inserida nesse processo, pois ajuda a gerir, controlar e garantir a qualidade das ações executadas pelos profissionais.

Naturalmente, existem desafios a serem superados, dentre eles, o entendimento de que, uma vez implantada, ela precisa ser seguida por todos os funcionários e usuários de softwares e sistemas, o que inclui gerentes, gestores, auditores e presidente.

Quando isso é devidamente seguido, a empresa consegue desfrutar inúmeros benefícios, como a proteção de dados e informações sigilosas, a automatização de tarefas e processos, a redução de bugs, a inovação em diversos setores e a antecipação e prevenção de riscos que podem comprometer o seu funcionamento e crescimento.

Ainda assim, mesmo não restando dúvidas sobre a sua importância, muitos empreendimentos enfrentam dificuldades para colocar em prática essas as ações. Isso acontece, principalmente, pela falta de recursos que favoreçam esse processo.

Diante disso, a BluePex vem desenvolvendo soluções que ajudam a colocar em prática diretrizes e ações preventivas, garantindo que o setor de Tecnologia da Informação se torne ainda mais estratégico dentro da estrutura do negócio.

Atualmente, é possível contar com a ferramenta de gestão inteligente de TI, capaz de identificar vulnerabilidades em tempo real, monitorar o desempenho do site e dos servidores, além dos níveis de risco em tempo real.

Outra solução interessante e muito útil para a Governança de TI é a proteção profissional de anti-malware. Nesse caso, há uma ampla e eficiente cobertura dos computadores, sistemas e servidores contra as principais ameaças de vírus, como bots, programas indesejados, ransomwares e trojans bancários.

Para que isso seja possível, há uma proteção de quatro camadas em tempo real: navegação, arquivos baixados, bloqueio de comportamento e verificação de nuvem e anti-ransowere. Tudo isso garante a proteção de dados e evita transtornos e prejuízos.

É importante mencionar que o sistema é rápido e passa por atualizações a cada hora, o que aumenta a capacidade de proteção — são mais de 300 mil novas ameaças bloqueadas diariamente.

Website: https://bluepex.com.br/