Humanização faz a diferença no âmbito hospitalar

Ponte Nova – Minas Gerais 15/4/2013 – “Estou muito feliz com essa festa. Apesar de estar longe dos meus familiares, esse foi o melhor aniversário da minha vida. Estive junto de uma ‘família’, que ganhei durante uma semana de internação. Obrigada por todo o carinho que recebi.”

Ser solidário e humano dentro de um ambiente hospitalar são atitudes que mudam a vida de muita gente. Tratar o ser humano com respeito, dignidade e carinho são princípios básicos inerentes à existência humana. Por isso, humanizar a assistência significa agregar, à eficiência técnica e científica, valores éticos, além de respeito e solidariedade ao ser humano. Deve-se, primeiramente, valorizar a vida humana e a cidadania, considerando, assim, as circunstâncias sociais, étnicas, educacionais e psíquicas que envolvem cada indivíduo. A humanização no ambiente hospitalar deve ser pautada no contato humano, de forma acolhedora e sem juízo de valores, contemplando a integralidade do ser humano.
Focada nestas atitudes e na preocupação com bem estar do outro, a Comissão de Humanização/Humanizagavazza do Hospital Arnaldo Gavazza/HAG promove, diariamente, a comemoração de aniversário dos pacientes internados na Instituição. “Dessa forma, proporcionamos acolhimento de forma diferenciada, levando nosso carinho nesse dia especial”, ressalta a psicóloga hospitalar e coordenadora de recursos assistenciais e da humanização, Izabella Baião.
No dia 11 de abril, o Humanizagavazza comemorou o aniversário da paciente Maria Graciela Galdino Teodoro, que completou 19 anos. A equipe esteve no quarto da paciente, levando um lanche especial preparado, carinhosamente, pela equipe do Serviço de Nutrição e Dietética/SND do HAG. Com balões e muita alegria todos cantaram, juntos, os parabéns, fazendo a alegria da Maria Graciela e dos demais presentes no quarto.
“Estou muito feliz com essa festa. Apesar de estar longe dos meus familiares, esse foi o melhor aniversário da minha vida. Estive junto de uma ‘família’, que ganhei durante uma semana de internação. Obrigada por todo o carinho que recebi.”, contou emocionada a paciente Maria Graciela.
Para Izabela Baião, “a maior satisfação está em proporcionar sorrisos, fazendo com que os pacientes se sintam acolhidos, mesmo num momento de internação”, finaliza.
Política Nacional de Humanização
O HAG está inserido na Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde. Periodicamente, a coordenadora da humanização, a psicóloga Izabella Baião, participa de reuniões, palestras e seminários sobre o tema, sempre trazendo novas experiências e aprimorando ações e conceitos.
A Política Nacional de Humanização, do Ministério da Saúde, existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários.

Website: http://www.gavazza.com.br

Web Site: