Idosos: como cuidar da saúde nesse momento?

São Paulo, SP 26/3/2020 –

O Brasil é um país com uma grande população que se enquadra na “terceira idade”. Os cidadãos com mais de 60 anos já ultrapassavam os 29,6 milhões no ano de 2018, segundo dados disponibilizados pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

E não é por menos que essa parcela da sociedade está em destaque nos últimos tempos. Por conta da COVID-19, a orientação é que os idosos fiquem em casa para evitar o contágio com a nova enfermidade. Porém, o que fazer para que os mesmos não sintam tristeza durante esse período?

Para Anand Rao, jornalista e editor do portal Cultura Alternativa, esse momento tenso precisa ser acompanhado de atividades e interações que tragam leveza. “Sabemos que muitos idosos estão em casa agora. Quem tem os pais ou os avós por perto pode aproveitar o momento para aproximação e fortalecimento de laços”, aponta. “Para os que estão longe, mostrar solidariedade e fazer companhia por intermédio de plataformas digitais é a solução”, complementa.

Abaixo, o escritor traz dicas de atividades que podem ser realizadas em casa, por qualquer um – inclusive os idosos, a fim de tornar os dias de quarentena mais leves e divertidos.

Pintura

“Quem não gosta de arte? E, nesse caso, não precisamos de um quadro ou grandes ferramentas. Pinturas em papéis já são divertidas o bastante e podem ocupar uma tarde inteira”, aponta Anand.

Gastronomia

Cozinhar vai muito além de uma obrigação: pode ser um hobbie. Pensando nisso, explorar receitas e conhecer novas culturas relacionada a comida é um ótimo – e delicioso – passatempo.

Viajar sem sair do lugar

“Maratonar determinado diretor ou saga pode ser uma distração interessante e enriquecedora. Outra opção é a leitura, que nos leva a outros lugares mesmo sem a necessidade de locomoção”, aponta o escritor. Para finalizar, Anand ressalta que, nesse momento, o mais importante é entender o porquê estar longe significa amparo e cuidado. “Isso motiva e fortalece toda a causa”, diz.

Informação

Anad é jornalista e editor do portal Cultura Alternativa. Para conhecer mais sobre assuntos de interesse geral, basta acessar: https://culturaalternativa.com.br

Website: https://culturaalternativa.com.br

Web Site: