IESS debate a Atenção Primária à Saúde em tempos de pandemia

26/8/2020 – Este cenário atual está testando a resiliência dos sistemas de saúde. É preciso adotar medidas urgentes para antecipar problemas, planejar e coordenar respostas

A pandemia de Covid-19 tem gerado uma sobrecarga nos sistemas de saúde em todo o mundo e avançado para o interior do Brasil e em cidades com menor disponibilidade de leitos de alta complexidade. O que reforça a importância de monitoramento e vigilância epidemiológicos para a redução da mortalidade no País. É nesse contexto que a Atenção Primária em Saúde (APS) ganha ainda mais relevância no cenário brasileiro, tema do próximo webinar do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), que acontece ao vivo nesta quinta-feira (27), a partir das 16h no YouTube e nas redes sociais da instituição.

“Completando um século de existência, esse conceito tem como foco prevenção, orientação, acompanhamento contínuo do paciente, diagnóstico precoce e cuidados coordenados”, aponta José Cechin, superintendente executivo do IESS. “Especialmente nesse período de pandemia, é uma estratégia eficaz para o controle da doença, não somente no sistema público, mas também na rede privada e dentro das empresas”, reforça o especialista.

Com mediação de José Cechin, superintendente executivo do IESS, o encontro conta com a participação de Thais Jorge, Diretora de Serviços ao Segurado e Gestão Médica da Bradesco Saúde e da Mediservice; Erno Harzheim, professor de Medicina de Família da Faculdade de Medicina da UFRGS e do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia FAMED-UFRGS; e Vanessa Assalim, Diretora Médica no Grupo NotreDame Intermédica.

Para Cechin, a pandemia instaurou a maior crise sanitária e humanitária do século e é fundamental que o setor se una em torno de uma agenda de mudanças no modelo assistencial com maior promoção à saúde, prevenção de doenças e coordenação do cuidado. “Este cenário atual está testando a resiliência dos sistemas de saúde e demandando respostas rápidas, eficazes e inovadoras de todos os envolvidos. É preciso, portanto, adotar medidas urgentes para antecipar problemas, planejar e coordenar respostas. E isso exige mudança de comportamento dos profissionais, na visão dos gestores, formação dos recursos humanos e políticas do setor”, comenta. “Nosso debate busca fomentar a mudança e a criação de ferramentas para ampliar a assistência ao paciente”, conclui.

A série de encontros busca tratar de diferentes temas importantes para o desenvolvimento do setor de saúde suplementar nacional com transmissão ao vivo no canal do YouTube e nas redes sociais do IESS.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente no site da entidade (https://iess.org.br/eventos) ou acompanhar pelo canal (https://www.youtube.com/iessbr).

SERVIÇO
Webinar IESS – “Protagonismo da Atenção Primária à Saúde – Um novo olhar sobre os cuidados integrados em tempos de pandemia”
Data: 27/08 (quinta-feira)
Horário: 16h
Inscrição e transmissão no https://www.iess.org.br/eventos

Website: https://www.iess.org.br/eventos

Web Site: