Iluminação de bares e restaurantes: cuidados no projeto

16/10/2020 –

A iluminação de bares e restaurantes pode fazer a diferença na atração da clientela, mas é necessário prestar atenção aos cuidados.

A iluminação de ambientes como bares e restaurantes que precisam ter um clima mais descontraído pode ser mais difícil de ser planejar. Além da iluminação em si, é necessário pensar em criar um clima para o local, despertar sensações de conforto nos clientes, e para isso é necessário ter alguns cuidados no projeto.

A iluminação é um elemento que, por vezes, é esquecido no design de bares e restaurantes. Porém, é a iluminação correta que irá complementar o visual desejado para o ambiente. Na verdade, a iluminação em bares e restaurantes é tão importante que 91% dos clientes afirmaram que o ambiente desempenha um papel fundamental na escolha de um restaurante para comer fora ou permanecer em um bar com amigos e parceiros. Foi o que demonstraram os pesquisadores Alison Jing Xu e Aparna Labroo. A dupla já realizou diversos experimentos nessa área para examinar as relações existentes entre e iluminação e as emoções humanas.

Iluminação Para Bares e Restaurantes

A iluminação para bares e restaurantes possui similaridades e diferenças. Por ambos serem ambientes de integração precisam ter um clima de descontração, porém cada situação é única, porque o estilo de iluminação depende principalmente da proposta do restaurante ou bar. É ideal para um buffet ou um jantar romântico? É um café ou um bar? Está aberto durante o dia ou à noite? Independentemente da resposta, existem algumas dicas gerais para encontrar o caminho a seguir e o que não pode faltar na iluminação de cada um desses ambientes.

Iluminação Ideal Para Restaurante

O uso correto da luz é muito importante, porque não afeta apenas o conforto dos clientes, mas também afeta o tempo que as pessoas passam nas lojas e a aparência dos alimentos. O design adequado pode realçar a cor e a textura, tornando a aparência dos alimentos mais agradável e chamativa.

Como dito anteriormente, é importante comparar restaurantes de fast food com outros restaurantes que oferecem pratos à la carte ou até mesmo self service. O primeiro modelo de restaurante não exige um ambiente muito confortável: é mais importante transmitir uma sensação de rapidez e praticidade no atendimento, por isso os restaurantes que adotarem essa sugestão acabarão com uma iluminação mais forte e limpa.

O segundo modelo de restaurante é um estilo mais requintado, portanto uma iluminação indireta que possua mais contraste é o ideal, pois o objetivo é fazer com que os clientes fiquem aqui por muito tempo, encontrem um local agradável e lá tenham uma boa experiência. A iluminação da fachada também é algo muito importante para que seja atrativo para os clientes, chamando a atenção e compondo a marca do restaurante.

Dicas de Iluminação Para Bares

A iluminação desempenha um papel fundamental no bar, especialmente para criar uma atmosfera que pode influenciar o humor e o comportamento dos clientes. Afinal, as pessoas querem um local interessante, atrativo e, quando sentem que “têm mais das mesmas coisas”, podem se cansar rapidamente.

Combinar a iluminação com a decoração, planejar o dimensionamento da rede elétrica para evitar acidentes, apostar nos efeitos de iluminação, são alguns dos pontos que devem ser pensados para deixar a iluminação de um bar adequada para atrair e agradar os clientes.

Tratando-se de iluminação para restaurantes e bares, é importante também conhecer os tipos de lâmpada oferecidos no mercado e optar por aqueles que tenham maior custo-benefício, ou seja, que atendam às suas expectativas de iluminação e gerem menos gasto de energia elétrica.

Por isso, optar pelas lâmpadas de LED é o ideal. Elas têm baixo custo, vida útil longa, pois duram cerca de 3 vezes mais que as fluorescentes e 25 vezes mais que as incandescentes, não emitem raios UV, não esquentam nem causam cansaço visual. Além disso, são mais sustentáveis, já que não têm substâncias tóxicas em sua composição e gastam pouca energia elétrica, reduzindo os impactos ambientais.

A Iluminim é especialista em LEDs, trabalhando nesse mercado há mais de 10 anos, distribuindo produtos em iluminação LED de alta qualidade e baixo custo, com o objetivo de transmitir confiança e a melhor experiência de compra aos clientes.

Website: https://www.iluminim.com.br/

Web Site: