Indústria farmacêutica apresenta melhor resultado dos últimos cinco anos em 2019

São Paulo 5/2/2020 – De acordo com o Estudo de Mercado Institucional da IQVIA, o mercado farmacêutico brasileiro somou R$ 215,6 bilhões em vendas.

O ano de 2019 era muito esperado por diversos setores que acreditavam em uma melhora no cenário econômico. Apesar dos resultados terem ficado abaixo do que se esperava, o último ano foi extremamente positivo para o setor farmacêutico, já que 2019 obteve um dos melhores resultados dos últimos cinco anos.
De acordo com o Estudo de Mercado Institucional da IQVIA, o mercado farmacêutico brasileiro somou R$ 215,6 bilhões em vendas. O estudo mostrou crescimento do varejo abaixo dos canais institucionais, porém ainda acima da inflação.

“O mercado farmacêutico apresenta crescimento próximo a 10% em 2019, acima do verificado nos últimos anos, que ficou em torno de 4% a 8%. Se descontarmos a inflação, 2019 foi o melhor ano dos últimos cinco anos em termos de crescimento real”, explica Alexandre Santos, diretor associado de Relacionamento com Parceiros Estratégicos da IQVIA.

Uma das tendências para 2020 é o crescimento das farmácias como um local agregado de conveniência. Segundo pesquisas, os MIPs representam cerca de 30% das unidades vendidas do total de medicamentos no Brasil, e uma pequena parcela do receituário médico abrange produtos dessa categoria. Os médicos conhecem, exatamente, a utilidade terapêutica que os MIPs possuem, por isso são comumente prescritos.

Também de acordo com a IQVIA, o mercado farmacêutico global irá ultrapassar US$ 1,5 trilhão até 2023, crescendo a uma taxa de anual de 3% a 6% nos próximos cinco anos, segundo dados do “The Global Use of Medicine in 2019 and Outlook to 2023″. O relatório traz os principais impulsionadores de crescimento, que continuarão sendo os Estados Unidos e os mercados farmacêuticos emergentes, com 4% a 7%; e 5% a 8% de crescimento anual composto, respectivamente.

Com o aquecimento do mercado, é fundamental participar de eventos que irão contribuir para o giro da economia setorial e, neste ano, a FCE Pharma, evento internacional de tecnologia para o setor farmacêutico, irá completar 25 anos, apresentando uma plataforma de negócios totalmente completa, com ações inéditas que visam fortalecer as marcas expositoras.

“Estamos preparando uma edição histórica e totalmente diferente do que já apresentamos. Não só pela data, mas pelo momento em que vivemos. O mercado farmacêutico brasileiro está vivendo um de seus melhores momentos, e é justamente por isso que precisamos fortalecer os negócios dos nossos visitantes, oferecendo não só um espaço de networking, mas uma experiência de conhecimento e desenvolvimento do setor como um todo”, concluí Nadja Bento, gerente da FCE Pharma.

FCE Pharma
Data: 02 a 04 de junho de 2020
Horário: das 11 às 19h
Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo

FCE Pharma
A FCE Pharma é considerada o principal ponto de encontro da indústria farmacêutica, apresentando desde maquinários e insumos até tecnologias e serviços. Com mais de 25 anos de tradição, em um único espaço, os participantes têm a oportunidade de encontrar todas as soluções para sua empresa, além de fazer networking e se atualizar profissionalmente por meio de palestras e conteúdos qualificados.

NürnbergMesse Brasil
Responsável por promover os mais importantes encontros de fornecedores, distribuidores e revendedores do país em suas feiras de negócios, a NürnbergMesse Brasil é uma subsidiária do Grupo NürnbergMesse e uma das maiores empresas internacionais organizadoras de eventos e exposições no Brasil. A companhia movimenta diversos segmentos da economia nacional, com alto nível de profissionalismo e competência. Os principais eventos são Abrafati 2021, Analitica Latin America, Bedding Show Brazil, Bike Brasil, BIOFACH AMERICA LATINA, Expo Revestir, FCE Cosmetique, FCE Pharma, Glass South America, Pet Experience, PET South America, PET VET, R+T South America e Veículo Elétrico Latino-Americano.

NürnbergMesse
O grupo NürnbergMesse é uma das 15 maiores organizadoras de feiras do mundo. Seu portfólio possui mais de 120 feiras e congressos internacionais e coleciona aproximadamente 40 pavilhões. Anualmente, cerca de 30 mil expositores (41% internacionais) e mais de 1,5 milhão de visitantes (24% internacionais) participam dos eventos organizados pela NürnbergMesse, que está presente, por meio de suas subsidiárias, na China, América do Norte, Brasil, Grécia, Itália e Índia. O grupo ainda possui uma rede com cerca de 50 representantes, que operam em mais de 116 países.

Informações para a imprensa:
NürnbergMesse Brasil: 55 11 3205-5000
Caroline Pasternack – [email protected]