Instituição catarinense tem 1ª Pós-graduação em Rejuvenescimento Íntimo do mundo

Balneário Camboriú/SC 9/12/2020 – “Não é só questão de estética, é de funcionalidade e de qualidade de vida”

Área ainda recente chega para quebrar tabus e transformar a história da medicina e de milhares de mulheres.

O empoderamento, a independência e a longevidade maior das mulheres, além da evolução da tecnologia estão rompendo barreiras e tabus. É neste novo cenário que desponta o rejuvenescimento íntimo que tem como foco proporcionar melhoria da autoestima e da saúde femininas por meio de procedimentos estéticos e funcionais na região genital da mulher.

O mercado, que há cerca de cinco anos começou a crescer no Brasil, ganha cada vez mais adeptas. O país é o líder mundial em cirurgia íntima feminina, registrando 21 mil operações por ano, segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS). Com o avanço das técnicas e recursos, os procedimentos são menos invasivos, atraindo ainda mais pacientes.

Apesar da procura aumentar a cada ano, há até pouco tempo não existia no mundo uma qualificação específica para a área. Realidade que mudou em agosto de 2020, desde o início da 1ª Pós-graduação em Rejuvenescimento Íntimo e Estética Genital, curso que chega para quebrar tabus e para transformar a história da medicina e da vida de milhares de mulheres.

Realizada pelo Lapidare – Instituto da Face – localizado em Balneário Camboriú (SC), esta é a primeira qualificação do mundo voltada exclusivamente para a estética genital. Em um período de 18 meses, médicos de diversas regiões brasileiras são os primeiros a ter capacitação de excelência, com conhecimento teórico e prático.

Agora este conhecimento tão inovador no Brasil pode chegar a ainda mais profissionais. O Instituto Lapidare está com inscrições abertas para a segunda turma da Pós-graduação em Rejuvenescimento Íntimo e Estética Genital. A capacitação com início em 18 de janeiro de 2021 terá um total de 360 horas, entre encontros online e imersões presenciais. A nova turma será formada por dermatologistas, cirurgiões plásticos e ginecologistas. As inscrições podem ser feitas pelo link http://lapidareinstituto.rds.land/pos-graduacao-rejuvenescimento-e-estetica.

 

O início no Brasil

A área de rejuvenescimento íntimo é recente no Brasil e teve como uma das principais precursoras a dermatologista Dra. Ursula Metelmann, coordenadora da Pós-graduação em Rejuvenescimento Íntimo, e uma das primeiras profissionais no país a conhecer os resultados das ponteiras a laser para regeneração íntima.

Os primeiros equipamentos que chegaram ao país há cerca de sete anos, importados inicialmente da Itália, impactaram os médicos, gerando resultados diferenciados no tratamento, especialmente, do envelhecimento da região genital. A tecnologia também surpreendeu a dermatologista Dra. Daniela Ribeiro, a segunda médica no Brasil a receber e testar a recém-lançada ponteira ginecológica.

Realizou a experiência em parceria com a ginecologista Dra. Kátia Beckhauser que atualmente está concluindo Doutorado na área. Ambas também são coordenadoras da Pós-graduação realizada pelo Lapidare. Completam o time as Dras. Daniella Curi e Natasha Pinheiro Crepaldi, pioneiras no país nesta área da estética.

Para as profissionais, o crescimento do setor e o rompimento de tabus, preconceitos e até mesmo o constrangimento das próprias mulheres sobre o assunto devem-se a vários fatores como a evolução dos equipamentos, das técnicas e da sociedade que está pronta para falar abertamente sobre sexualidade e intimidade.

Além destes, um dos motivos que mais está levando as mulheres aos consultórios são os “nudes”. Para a Dra. Ursula Metelmann, a partir do momento que começaram os envios de fotografias das regiões genitais, as mulheres passaram a identificar incômodos como a flacidez e escurecimento, o que é comum, especialmente, com o envelhecimento.

“A mulher hoje vive mais, mas a menopausa continua na mesma fase, o que gera uma falência ovariana entre os 45 a 55 anos. Isso causa diminuição do fluxo sanguíneo, do colágeno e da elasticidade, o que reflete em ressecamento, flacidez e incontinência urinária”, explica a dermatologista Dra. Ursula Metelmann.

A quantidade de mulheres na menopausa que têm ressecamento vaginal é de 100% e que perde urina por esforço ou urgência chega a 60%. Até mesmo ao rir ou fazer atividade física a mulher pode perder urina. Na prática, mulheres acima de 30 anos já podem sofrer com este distúrbio.

“Às vezes a mulher é bem-sucedida, mas urina e isso causa muita insegurança. Mas as pessoas não falavam sobre isso, e nem tinham onde procurar ajuda porque muitas das queixas não são cirúrgicas. A mulher atual quer viver a sua sexualidade, a sua saúde, e não aceita mais respostas como ‘não tem o que fazer”. Não é só questão de estética, é de funcionalidade e de qualidade de vida”, enfatiza a dermatologista Dra. Daniela Ribeiro.

 

Técnicas

Os procedimentos íntimos são variados, mas o mais comum é o Laser que tem ação regenerativa, estimulando o colágeno na mucosa vaginal, devolvendo a elasticidade e a estrutura da região, o que elimina a flacidez e incontinência urinária.

Outro recurso muito utilizado é a Radiofrequência para melhoria de lubrificação e da qualidade sexual, para tratamento da atrofia vaginal, para perda da gordura do monte de vênus, preenchimentos e para flacidez de lábios.

 

Diferenciais da Pós-graduação em Rejuvenescimento Íntimo

Antes da criação da primeira Pós-graduação em Rejuvenescimento Íntimo, profissionais de todo o mundo com interesse na área buscavam capacitação por meio de cursos pockets que introduzem, mas não conseguem aprofundar o conhecimento.

A Pós-graduação trabalha da anatomia à fisiologia, do nascimento da mulher até os tratamentos mais modernos que existem no mercado. O formato em EaD, com imersões presenciais, permite a participação de profissionais de todo o país.

Para a coordenadora da Pós-graduação, Dra. Daniela Ribeiro, a qualificação vai contribuir para tornar os procedimentos mais acessíveis, para expandir as informações, gerando mais conhecimento para todos e diminuindo o constrangimento e a resistência, tanto das pacientes como dos próprios médicos.

“Estamos oferecendo qualidade de vida para muitas pessoas. Quanto mais a gente fizer, mais profissionais qualificar, mais será disseminado, mais acessível vai se tornar, mais mulheres poderão fazer, e vamos tirar o paradigma de que não tem o que fazer. Porque agora tem”, comemora. 

Website: http://lapidareinstituto.rds.land/pos-graduacao-rejuvenescimento-e-estetica

Web Site: