Instituto Musiva lança aceleradora de negócios sociais e ONGs, no Rio

Rio de Janeiro, RJ 20/12/2019 – Começamos ensinando artesanato e percebemos que muitas pessoas têm o talento para essa área, mas negligenciam a gestão

O empreendedorismo é uma das formas usadas por 7,7 milhões de brasileiros, que são cadastrados como microempreendedores individuais no Portal do Empreendedor, mas, segundo dados do próprio portal, 80% acabam falindo antes de completarem cinco anos. As dificuldades em áreas como gestão de renda e fluxo de caixa, assustam aqueles que não estão preparados, pensando nisso, o Instituto Musiva criou o curso Negócio Sustentável. As aulas acontecem na UNISUAM, em Bonsucesso, Zona Norte, do Rio. 

Durante dois meses, 30 líderes comunitários de favelas cariocas aprenderão técnicas de precificação, gestão e comunicação para gerenciarem seus empreendimentos e contornarem as estatísticas que assolam o mercado. Negócio sustentável é uma iniciativa inovadora criada para promover a sustentabilidade social, econômica e ambiental em regiões de baixa renda, através da cultura. 

Ao todo, o projeto capacitará 90 gestores, durante três bimestres. O primeiro foi entre setembro e novembro, o segundo começou em dezembro e o próximo está previsto para começar em fevereiro de 2020. As aulas, acontecerão sempre aos sábados, na UNISUAM, e já era uma demanda antiga percebida pela coordenação do Musiva. O Projeto Negócio Sustentável conta com o patrocínio da Prefeitura Da Cidade Do Rio De Janeiro, Secretaria Municipal De Cultura e Lei Municipal De Incentivo à Cultura – Lei Do ISS.

“Começamos ensinando artesanato e percebemos que muitas pessoas têm o talento para essa área, mas negligenciam a gestão, justamente por nunca terem recebido esse tipo de orientação. Começamos a perceber uma demanda específica desses treinamentos para acelerar os negócios”, aponta Raquel Motta, coordenadora pedagógica do Instituto Musiva.

 

SOBRE O MUSIVA

Criado em 2004, como Movimento social, e constituído formalmente em 2010, como organização social, o Musiva nasceu dos sonhos do artista urbano Valmir Vale e da pedagoga Raquel Motta. Após 10 anos vivendo na Europa, Valmir retornou definitivamente ao Brasil, em 2007, para lutar pelos seus ideais de transformação social através da arte. Em 2010, o Musiva começou a desenvolver oficinas criativas para qualificar moradores de territórios populares e promover a economia criativa, a inclusão social e a geração de renda, através da cultura, arte e educação. A instituição tem como foco principal o desenvolvimento da arte, educação e cultura como possibilidade para o enfrentamento da exclusão social no país. Desde 2011, o Musiva estimula a formação de grupos produtivos, para que os mesmos se desenvolvam como redes de microempreendedores.

Para se inscrever nas próximas turmas, os interessados devem ficar atentos ao site: www.institutomusiva.org.br.

 

Website: http://www.institutomusiva.org.br

Web Site: