Institutos de tecnologia e inovação do país iniciam nesta semana missão técnica à Europa

20/5/2013 –

Entidades ligadas ao setor de ciência, tecnologia e inovação de nove estados brasileiros iniciam nesta segunda-feira (20) uma missão técnica de 11 dias por quatro países europeus para conhecer parques tecnológicos e buscar parcerias para internacionalizar projetos e empresas de inovação do país. Promovida pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) em parceria com a European Business & Innovation Center Network (EBN), a missão técnica internacional inicia o roteiro pela Bélgica (passando pelas cidades de Bruxelas, Solvey e Namur), Holanda (Antuérpia e Eindhoven) e Inglaterra (Londres). Na segunda etapa da missão, entre os dias 29 e 31 de maio, o grupo segue à Irlanda para participar do 22o. Congresso da EBN, na cidade de Londonderry.
A visita à sede da EBN, em Bruxelas, tem um interesse especial por parte dos visitantes. “Queremos conhecer as experiências locais sobre boas práticas de gestão e apoio a habitats de inovação e extensão tecnológicas”, adianta Athos Ribeiro, da Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae. Sílvia Uchôa, coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Alagoas, está levando material sobre as empresas incubadas e espera buscar parcerias na área de TI e biotecnologia: “além dos centros de inovação, temos interesse na programação sobre inovação digital no Congresso”. A Secretaria de C&T de Minas Gerais tem um interesse especial nos ambientes de inovação belgas, como o Maison de l’Entreprise, Capinnove e Innotek, “pela interação empresa-universidade, a captação de recursos e a transferência de tecnologia”, lista Solange Busek, da Superintendência de Ciência e Tecnologia.
Para os parques tecnológicos, será a oportunidade também de comparar experiências de gestão, como espera Rui Jung Neto, administrador do TECNOPUC (RS): “centros como Warwick e Cambridge são unidades com PCTs muito semelhantes ao nosso modelo”. Antônio Abelém, diretor-presidente do PCT Guamá (PA), diz que o objetivo é “aumentar a visibilidade do parque, estabelecer parcerias e cooperações para ofertar intercâmbios e apoiar a internacionalização de nossas empresas”.
Também farão parte da missão representantes do Sebrae/SP, CNPq, Secretaria de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, as Universidades Federais do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Alagoas (UFAL), Instituto Cristiano Becker (RS), Centro de Inovação de Maringá (PR), os parques tecnológicos de Campina Grande (PB), Guamá (PA) e a Incubadora MIDI Tecnológico (SC).

Website: http://www.anprotec.org.br

Web Site: