Integradora parceira da Siemens apresenta laboratório de manufatura digital que ajuda empresas a tomar decisões mais inteligentes

São Paulo/SP 14/5/2013 – “É mais barato e mais eficiente fazer testes de plataforma antes do sistema ser instalado. Resolver problemas depois do sistema estar em produção custa o dobro que resolvê-los em ambiente de desenvolvimento”. Marcos Barbosa, Diretor da SPI

A Siemens PLM Software anuncia sua mais recente parceria com a integradora SPI, estabelecida há cerca de um mês, para a construção de um laboratório de manufatura digital. Trata-se de um ambiente virtual que multiplica as possibilidades de investigação de cenários de colaboração para a criação de operações mais eficazes.

O objetivo do laboratório é a validação de projetos de manufatura, ou seja, a realização de um “test drive” da operação da planta antes da entrada em produção. Com a iniciativa, evitam-se erros nas soluções de automação fornecidas às indústrias, o que pode trazer economia para o cliente e para o integrador. “É mais barato e mais eficiente fazer testes de plataforma antes do sistema ser instalado. Resolver problemas depois do sistema estar em produção custa o dobro que resolvê-los em ambiente de desenvolvimento”, diz o diretor da SPI, Marcos Barbosa. “Se o sistema apresenta um problema no cliente, temos que buscar solução durante dias não produtivos, sendo que com o laboratório de manufatura digital é possível prever a maior parte das falhas”, acrescenta Barbosa.

O investimento no laboratório, instalado na sede da empresa, foi da ordem de R$ 500 mil e conta com a plataforma Tecnomatix da Siemens PLM para suporte em todas as etapas do ciclo de desenvolvimento do processo de manufatura. Entre os principias componentes da plataforma estão os seguintes produtos das famílias NX e Tecnomatix:
• NX CAD;
• PlantSimulation;
• Process Design;
• Robot Off Line Programming;
• Human Simulation;
• Comissioning.
Além da Siemens, o laboratório conta com ferramentas de outros fornecedores de softwares corporativos para poder oferecer um ambiente mais completo de integração com outros sistemas já existentes nas empresas, como o ERP (Enterprise Resource Planning), MES (Manufacturing Execution System) e BI (Business Intelligence) e assim aproximar ao máximo a simulação ao ambiente real dos clientes. A interação com universidades também está presente, com a consultoria de professores doutores da FEI e USP.

“Empresas líderes estão optando cada vez mais por soluções de manufatura digital para tomar decisões mais inteligentes para aumentar a produtividade e a agilidade, reduzindo custos e obtendo um retorno maior sobre os investimentos em produção”, diz Andre Felipe, Diretor de Marketing para América do Sul da Siemens PLM Software.

Com a oferta de um serviço mais preciso aos clientes, Barbosa espera que no próximo ano a iniciativa tenha um impacto de 10% no faturamento total da empresa. “Neste ano estamos na fase de apresentação do serviço, mas já temos alguns projetos em andamento. A Siemens é uma peça importante neste processo porque o nome e a solidez da empresa vai nos garantir a longevidade”, finaliza.

Sobre a SPI
A SPI é uma empresa com mais de 20 de anos de mercado com foco no fornecimento de projetos voltados a aumento de produtividade, atendimento a regulamentações e sustentabilidade. Seus projetos são desenvolvidos utilizando tecnologias de ponta oriundas de quatro áreas de conhecimento: engenharia de produção, mecânica, elétrica e software. Sua equipe técnica conta com mais de 150 profissionais.

Sobre a Siemens
Siemens PLM Software, uma unidade de negócios da Divisão Siemens Industry Automation, é líder global no fornecimento de softwares e serviços de gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM), com 7 milhões de licenças e mais de 71.000 clientes ao redor do mundo. Com sede em Plano, Texas, a Siemens PLM Software trabalha colaborativamente com empresas para entregar soluções abertas e ajudá-las a tomar decisões mais inteligentes que resultem em produtos melhores. Para mais informações de produtos e serviços da Siemens PLM Software, visite www.siemens.com/plm.

A Siemens Industry Automation Division (Nuremberg, Alemanha) apóia a cadeia de valor de seus clientes industriais – do projeto à produção e serviços – com uma combinação incomparável de tecnologia de automação, tecnologia de controle industrial e software industrial. Com suas soluções de software, a Divisão pode encurtar o tempo da entrada de novos produtos no mercado em até 50 por cento. A Industry Automation é composta por cinco unidades de negócios: Industrial Automation Systems, Control Components and Systems Engineering, Sensors and Communications, Siemens PLM Software e Water Technologies. Para mais informações, acesse: www.siemens.com/industryautomation.

Website: http://www.plm.automation.siemens.com/pt_br/