IPTU 2020: é possível rever valores?

São Paulo, SP 3/2/2020 –

Quando o assunto é economia e descontos, qualquer quantia é bem-vinda. Pensando nisso, Evandro Correia, sócio-fundador da Nero Perícias, ensina a realizar a revisão do valor do IPTU

Embora o cenário financeiro brasileiro tenha melhorado, engana-se aquele que acredita que contas rotineiras não são mais deixadas para trás – e essas variam, chegando até mesmo ao pagamento de contribuições, como é o caso do IPTU, Imposto Predial e Territorial Urbano.

E esse número não é pequeno: segundo dados obtidos pela LAI, Lei de Acesso à Informação, um a cada sete contribuintes está em débito com o IPTU, analisando os últimos dois anos.

Com média de 15%, foram 515.627 pessoas que deixaram a conta de lado na cidade de São Paulo, porém, em alguns bairros, a porcentagem de inadimplência chega a 60%. Apenas no Grajaú, Zona Sul da cidade, 4 a 10 moradores devem IPTU e já acumulam uma dívida de R$ 20 bilhões juntos.

Diante desse cenário, fica claro que uma atitude precisa ser tomada. “Ter dívidas em aberto é correr contra o relógio. Os juros vão se acumulando e tudo acaba virando uma grande bola de neve”, diz Evandro Correia, sócio-fundador da Nero Perícias, empresa de avaliação de imóveis e perícia grafotécnica.

Solução eficiente

Seguindo seu raciocínio de levar as dívidas para bem longe, Evandro traz uma boa notícia: é possível rever o valor cobrado pelo IPTU. “Antes de mais nada, é preciso entender como o mesmo é composto para, então, ver se é possível revisar o valor pago atualmente”, diz.

Basicamente, o cálculo é feito levando em consideração a utilização do imóvel, ou seja, se ele é comercial ou residencial, assim como seu valor: todos os imóveis que possuem valor venal acima de R$ 70.000 entram na conta. A partir disso, o cálculo é feito por meio da metragem e região em que o mesmo está localizado – ou seja, o valor final é utilizado como base.

Como a avaliação de imóveis pode solucionar esse problema?

Levando em consideração que uma empresa especializada em avaliação de imóveis é capaz de emitir um laudo de avaliação , onde o valor atribuído é explicado e especificado por diversos fatores, tudo fica mais fácil.

E o procedimento é bem simples: com laudo em mãos, o morador precisa apenas dar entrada em um processo administrativo junto a prefeitura local. “Na grande maioria dos casos, o morador já consegue provar o real valor venal apenas com este processo”, salienta Correia.

Caso não dê certo, é possível entrar com uma ação judicial – utilizando o mesmo laudo de avaliação mostrado anteriormente, assim, será feita uma avaliação mais profunda em relação ao valor.

Segundo Evandro, essa revisão é importante e pode trazer mudanças substanciais. “Houve uma baixa nos valores dos imóveis como um todo há um tempo atrás. Por isso é importante entender quais são os critérios utilizados para precificação – muitas vezes será alcançado um desconto”, finaliza.

Avaliação de imóveis feita por quem entende do assunto

Com escritório em São Paulo e São José do Rio Preto, a NERO Perícias conta com perito avaliador inscrito junto ao CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários). A empresa emite seus laudos periciais elaborados de acordo com as normas da ABNT.

Para saber mais basta acessar o site da empresa: http://www.neropericias.com.br ou ligar para (11) 2829-8767.

Website: http://www.neropericias.com.br

Web Site: