Jean Ziegler vem ao Brasil e fala sobre a fome em um mundo de abundância

São Paulo, SP 30/4/2013 – A convite da Editora, o sociólogo vem ao Brasil para lançar o livro “Destruição em massa – geopolítica da fome”, Jean Ziegler, vem ao Brasil, relator especial da ONU sobre direito à alimentação (2000-2008).

O lançamento do livro Destruição em Massa – geopolítica da fome, traz Jean Ziegler (relator especial da ONU sobre direito à alimentação entre 2000-2008) ao Brasil. A versão brasileira ficou a cargo da Cortez Editora, escolhida pelo próprio autor, e chega às livrarias brasileiras no próximo mês de maio de 2013, com tradução e prefácio de José Paulo Netto. A capa da edição brasileira traz tela de Cândido Portinari.

“O livro que o leitor terá em mãos, embasado diretamente na experiência dessa década de ação combativa, é o fruto mais recente da inesgotável capacidade de trabalho e de luta de Ziegler. Resgatando – e sobretudo reivindicando – a herança do inesquecível mestre (outro grande intelectual público internacional) que foi Josué de Castro, Ziegler opera uma rigorosa desmistificação das várias formulações ideológicas contemporâneas (neomalthusianas ou não) que naturalizam o fenômeno da fome, situa-o como o ominoso e criminoso escândalo do tempo presente, aponta os seus verdadeiros responsáveis e desmascara os seus falsos e mentirosos argumentos. Ao mesmo tempo, não se limita à denúncia necessária, mas sugere as vias de solução, indicando os sujeitos sociais que podem implementá-la”, descreve José Paulo Netto.

Sobre o autor: O sociólogo Jean Ziegler (1934) lecionou na Universidade de Genebra e na Sorbonne e foi membro da bancada social-democrata no parlamento da Suíça. Autor de larga bibliografia, traduzida em vários idiomas, foi Relator Especial da ONU sobre o direito à alimentação (2000-2008) e membro do seu Comitê Consultivo do Conselho de Direitos Humanos (2008-2012).

Sobre o evento:
Quando: 13 de maio de 2013 (segunda-feira)
Onde: 6ª edição do Seminário Anual de Serviço Social
TUCA/PUC-SP – Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes
Realização: Cortez Editora

O Seminário Anual de Serviço Social já entrou no calendário oficial da profissão no Brasil. Em sua 6ª Edição trará o debate sobre o significado de “proteção social” em um mundo dominado pelos interesses capitalistas, que determinam um alto grau de destrutividade das relações sociais, do meio ambiente e de milhares de seres humanos que são vitimados pela fome, pelas guerras e conflitos em todo o globo. A Cortez tem a honra de trazer ao Brasil, para este 6º Seminário, o grande intelectual e militante dos Direitos Humanos, Jean Ziegler , que poderá analisar os problemas candentes de nossa época juntamente com os mais abalizados intelectuais do Serviço Social brasileiro.

Programação da 6ª edição do Seminário Anual de Serviço Social

8h00 – Credenciamento e café
8h30 – Abertura: José Xavier Cortez, Elisabete Borgianni e representantes das entidades de Serviço Social – (CFESS/CRESS 9ª. Região, ABEPSS e ENESSO).

9h10 – Mesa 1: Capitalismo, destruição, lutas sociais e “proteção social”
Palestrantes: Prof. Dr. Jean Ziegler; Prof. Dr. José Paulo Netto; Profa. Dra. Ivanete Boschetti; e Sr. João Pedro Stedile
Coordenação da Mesa: Profa. Dra. Mariângela Belfiore Wanderley
Ementa Temática: A sociedade regida pelos interesses do capital e a destrutividade imanente ao modo capitalista de produção de riquezas. A fome em um mundo de abundância, a destruição da natureza e as indignas condições de vida que vêm sendo impostas a milhões de seres humanos em todo o planeta. Os sistemas de “proteção social” colocados em xeque. Quais as vias de solução? Potencial das lutas de resistência impetradas pelos movimentos sociais. Quais são, no tempo presente, os sujeitos sociais capazes de impulsionar respostas ao complexo quadro social e de pensar a sociedade para além do capital?

12h30 – Intervalo para almoço

14h – Mesa 2: A “proteção social” no Brasil e o trabalho do assistente social: significado, projetos societários em disputa e construção de alternativas
Palestrantes: Profa. Dra. Aldaiza Sposati; Profa. Dra. Potyara A. Pereira; Profa. Dra. Ana Elizabete Mota; e Profa. Dra. Raquel Raichelis
Debatedora: Elaine Behring
Coordenação da Mesa: Elisabete Borgianni
Ementa Temática: Quais têm sido os mecanismos de “proteção social” construídas no Brasil? Que projetos societários expressam? Relação entre a dinâmica do capitalismo contemporâneo, as transformações no mundo do trabalho e as políticas de proteção social. O tratamento das sequelas da precarização do trabalho como manifestações de pobreza e sua relação com a ampliação mundial de programas focalizados. Estado Social e Estado Assistencial. Quais as incidências das contradições do tempo presente no cotidiano de trabalho dos assistentes sociais?

17h15 – Sorteio de livros
17h30 – Encerramento
17h40 – Autógrafos e lançamentos

Informações ao público/inscrição: Cortez Editora – Telefax: (55 11) 3611-9616 e-mail: [email protected]www.cortezeditora.com.br
Cortez Editora: Fone: 113611-9616; e-mail: [email protected]; Site: www.cortezeditora.com.br

Web Site: