Limpeza e saúde: boas práticas podem ser simples e trazem resultados incríveis

São Paulo – SP 20/1/2020 – O investimento na limpeza da sua empresa dever ser feito a partir da contratação de serviço profissional especializado com qualificação comprovada.

A inter-relação entre limpeza e saúde nem sempre é levada em conta na hora de se pensar nos investimentos de uma corporação. É muito comum que o item “limpeza” não seja colocado no topo da lista de estratégias para um bom desempenho dos funcionários. Até então, nada de anormal, uma vez que existem outros incontáveis aspectos administrativos que precisam de cuidados e de um olhar atento dos gestores.

No entanto, esse tópico deve ser, sim, considerado como essencial na planilha de investimentos, uma vez que consequências, muitas vezes não percebidas, podem impactar negativamente na produtividade dos colaboradores e no “bolso” da empresa.

O prejuízo pode ser grande. A lógica, simples, é a seguinte: um ambiente sujo está mais vulnerável à propagação de doenças do que locais limpos e organizados. Isso significa que as empresas que negligenciam a limpeza estão mais expostas à queda de rendimento dos funcionários e ao absenteísmo por motivos de doenças, principais motivos da queda nos resultados.

De acordo com dados fornecidos pela ISSA (International Sanitary Supply Association), principal associação internacional de limpeza profissional, os prejuízos causados por funcionários que faltam no trabalho por questões de saúde podem ter chegado a 225 bilhões de dólares por ano nos Estados Unidos, em 2018. O valor assusta, e embora não se aplique diretamente ao Brasil, serve como base para entender que, por aqui, os números não seriam tão diferentes. 

Por essa razão, é imprescindível reconhecer que existe uma forte relação entre a limpeza e a saúde tanto dos funcionários quanto da economia da empresa, para que seja possível adotar uma postura mais positiva diante do tema.  

 

OS IMPACTOS POSITIVOS

Milhões de pessoas passam a maior parte do tempo de suas vidas no ambiente de trabalho, dividindo o espaço, muitas vezes pequeno, com outras pessoas e com um número incontável de vírus e bactérias. Elas estão em toda parte: no teclado do computador, nos apoios de bebedouros, na bandeja de servir o café, nas maçanetas e puxadores, etc. Isso significa que a falta de limpeza apropriada amplia a possibilidade de aparecimento de problemas de pele ou respiratórios e de doenças contagiosas.  

Já é comprovado* que uma limpeza feita da forma correta é capaz de diminuir em até 62% a quantidade de vírus e bactérias presentes nas superfícies do ambiente. Isso significa uma redução de 80% de chances de uma pessoa pegar gripes e resfriados. Tudo isso também reduz em 46% o número de faltas no trabalho.

Por isso, o contrário também pode acontecer. Se o administrador se preocupar em promover um ambiente limpo e agradável para que os trabalhadores possam desenvolver suas funções, em vez de prejuízos ele terá ganhos consideráveis, tanto em produção, quanto nos seus resultados financeiros. 

*Dados fornecidos pela ISSA (International Sanitary Supply Association)  

 

A MANEIRA CORRETA DE INVESTIR EM LIMPEZA

O investimento na limpeza deve ser feito a partir da contratação de serviço profissional especializado com qualificação comprovada. É fundamental que a empresa tenha conhecimento dos processos, dos produtos e dos equipamentos utilizados por quem está sendo contratado, garantindo, assim, que tais procedimentos não sejam prejudiciais ou ineficientes.

É importante que se tenha em mente que o acompanhamento de pessoas capacitadas, que entendam de todo o processo, é fundamental para o bom resultado. Muitas vezes um equipamento adequado de limpeza reduz a quantidade de mão de obra necessária para a realização do mesmo trabalho, de maneira mais padronizada, melhorando ainda mais os resultados da contratante. Isso só é possível a partir da análise técnica de pessoal capacitado para identificar pontos de melhoria ou de implementação de tecnologias existentes (e são muitas) na área da limpeza.

5 MOTIVOS PARA INVESTIR NA LIMPEZA ADEQUADA

Abaixo, uma lista com 05 benefícios de um ambiente de trabalho limpo e o que isso pode proporcionar para o seu negócio:

  1. Um local limpo e organizado passa, para clientes e funcionários, a impressão de competência e de cuidado com as atividades realizadas pela empresa;
  2. Funcionários saudáveis são mais produtivos e mais confiantes;
  3. Um ambiente de aspecto agradável promove sensação de bem-estar e melhora o humor das pessoas, fazendo com que o trabalho renda mais e o clima organizacional seja melhor;
  4. Um ambiente limpo adequadamente reduz o número de faltas por motivo de doenças ou acidentes de trabalho;
  5. O patrimônio fica preservado, uma vez que manter os móveis e equipamentos do escritório limpos significa pouca necessidade de investimento para reposição ou manutenções.

 

O SEAC-SP criou a campanha Limpeza é Saúde para ajudar as pessoas e empresas a compreender a importância de um ambiente saudável para se trabalhar. Assim será possível, dentre outras coisas, melhorar a qualidade de vida e a produtividade no trabalho.  

 

Website: https://www.seac-sp.com.br/index.php/comunicacao2/campanha-limpeza-e-saude

Web Site: