Livro conta como o liberalismo político se transformou ao longo dos tempos, de uma ideia “subversiva”, em símbolo das democracias ocidentais

Rio de Janeiro, RJ 21/7/2020 – O texto passa pelo exercício de poder temporal da Igreja (com a perseguição da heresia) e a competição pela soberania, travada entre a Igreja e a monarquia

A ascensão do liberalismo marca a passagem fundamental da humanidade, de sociedades baseadas no personalismo monárquico e religioso, para uma sociedade baseada nos anseios populares. Trata-se de leitura recomendada para profissionais, estudantes e curiosos das seguintes áreas: Política, Filosofia, História, Direito e Sociologia.

Explicar e contar a gênese do liberalismo político é o objetivo da obra “O Nascimento do liberalismo”, de Sérgio Sérvulo. O livro busca analisar as origens históricas do liberalismo político, que, de uma ideia radical, se tornou a base das democracias ocidentais.

O liberalismo político é ligado em seu princípio, tanto ao iluminismo quanto à resistência contra a intolerância religiosa e a opressão política, baseado em um princípio de tolerância, que avança desde a simples aceitação das diferenças até a postulação do pluralismo. O propósito da obra é acompanhar essa trajetória, revelada na evolução dos costumes políticos.

O texto passa pelo exercício de poder temporal da Igreja (com a perseguição da heresia) e a competição pela soberania, travada entre a Igreja e a monarquia durante a Idade Média; desemboca na construção do Estado moderno (com a mudança de paradigma cultural a partir da ciência moderna, o desencantamento do mundo, o laicismo), e finalmente consagra o liberalismo (com a humanização do Direito penal, a distinção entre Direito e moral, o constitucionalismo).

O autor, Sérgio Sérvulo, é formado em Direito pela USP, foi procurador do Estado de São Paulo, vice-prefeito de Santos e Secretário Municipal de Assuntos Jurídicos. No Conselho Federal da OAB, coordenou a comissão que atuou na Constituinte de 1987-1988.

Para mais informações sobre o livro, acesse a página:
https://www.barralivros.com/nascimento-liberalismo

Website: https://www.barralivros.com

Web Site: