Livro “Giro D´Italia”, de Dias Lopes, que aborda os sabores das 20 regiões italianas está disponível grátis para download

São Paulo 24/10/2019 –

Publicação coordenada e realizada pela ITA – Italian Trade Agency é uma viagem pela rica enogastronomia da Itália e pode ser adquirida em www.saboresdaitalia.com.br

O livro “Giro D´Italia”, escrito pelo renomado jornalista, escritor e cronista gastronômico J. A. Dias Lopes, com o objetivo de difundir os conhecimentos sobre a cozinha e a cultura italianas está disponível gratuitamente para download em www.saboresdaitalia.com.br

Como uma das muitas iniciativas da campanha “Sabores da Itália”, coordenada e realizada pela ITA – Italian Trade Agency para promover no Brasil a cultura e os negócios da enogastronomia italiana até o final de novembro, a publicação, que conta com a preciosa colaboração do chef Massimo Ferrari, é um de seus principais elementos de comunicação.

Na seleção de receitas tradicionais de toda a Itália, o livro faz alusão ao nome da mais antiga volta ciclística do país, levando o leitor para uma viagem por suas 20 regiões, com curiosidades e receitas genuínas de cada uma delas.

Do aperitivo ao café, contendo o passo a passo para que possam ser facilmente executadas em casa, Giro D´Italia apresenta 25 receitas (3 entradas, 9 primeiros pratos, 4 segundos pratos, 4 sobremesas, além de 4 aperitivos e um drinque à base de café).

Em formato 24×24 cm, entre as suas 128 páginas é possível aprender como se faz um Maccheroni Alla Chitarra, da região de Abruzzo; uma Piadina Romagnola, de Emilia-Romagna; uma Pasta e Fagiole in Brodo, de Vêneto, entre outras. Há também receitas e curiosidades de drinks como o Negroni – que inclusive completa 100 anos em 2019 -, Bellini, Spritz e o Americano.

Por fim, intitulado de “Caffè, uma passione italiana”, o último capítulo não só descreve o histórico da chegada em 1683 dos grãos de café à Europa, como também explica no “Vocabolario del caffè” as diferentes variações e derivações inventadas pelos italianos, como por exemplo: ristretto, lungo, macchiato, coretto, com panna, affogato, shakerato (que vem com receita) e cappucino.

Giro D´Italia é ilustrado com fotos de Luiz Henrique Mendes, especializado no tema, e imagens das regiões italianas provenientes do acervo do ENIT – Ente Nazionale del Turismo, Agência Nacional Italiana de Turismo que tem como principal missão a promoção turística da Itália no Exterior.

Sobre a ITA – Italian Trade Agency – www.ice-sanpaolo.com.br

É a agência do Governo Italiano com a missão de promover o intercâmbio comercial e tecnológico entre a Itália e os demais países, sobretudo no que tange às empresas de pequeno e médio porte, trabalho que realiza ininterruptamente, há quase um século. Por meio de uma rede de 77 escritórios espalhados pelo mundo, garante apoio abrangente às empresas italianas que desejam atuar no exterior, fornecendo-lhes informações econômicas, legais, fiscais e mercadológicas, bem como identificando parceiros e oportunidades de negócios e realizando um acurado plano de ações promocionais, que incluem os Pavilhões Oficiais Italianos em exposições internacionais, a organização de missões de empresários e jornalistas estrangeiros à Itália, bem como de italianos ao exterior, a gestão de cursos e palestras e o desenvolvimento de campanhas publicitárias em veículos econômicos e dirigidos.

Sobre Erica Di Giovancarlo

À frente da ITA – Italian Trade Agency no Brasil desde novembro de 2015, a executiva conhece como poucos a rotina da instituição ao redor do mundo. Seu ingresso na organização – antigo Instituto Nazionale per il Commercio Estero (ICE) – foi em 1992. A partir do ano 2000, dirigiu equipes nos departamentos pessoal, administrativo e promocional do escritório central em Roma. Antes de chegar ao Brasil, Erica passou por Mumbai e Nova Délhi, na Índia. Formou-se em Economia e Comércio na Università La Sapienza, na capital italiana.

Antes do ingressar na Italian Trade Agency, atuou no Studio Commerciale e Tributario Turchetti e Associatti Piazza della Rocca. Erica sempre teve o esporte em seu DNA. Praticou diversas modalidades esportivas, entre as quais a ginástica artística. Todavia, foi com a vela e o esqui que mais se identificou, tendo disputado competições oficiais e sido instrutora. Essa prática ajudou-a a fortalecer habilidades imprescindíveis para o sucesso no mundo corporativo, como a concentração e a capacidade de motivar equipes, características que considera fundamentais para a direção de qualquer trabalho.

Website: http://www.saboresdaitalia.com.br/