Lojas de veículos começam a recuperar vendas com flexibilização da pandemia, aponta InstaCarro

12/8/2020 –

Os números ainda são inferiores se comparados ao período pré-pandemia de covid-19, mas os lojistas de veículos começam a recuperar as vendas com a flexibilização do comércio em grande parte do país. É o que mostra o levantamento realizado pela InstaCarro, plataforma que realiza a intermediação na venda de veículos.

O segmento já registra dois meses seguidos de alta nas vendas mesmo com as incertezas econômicas. Em maio, o crescimento foi de 93% na comparação com o indicador de abril. Já em junho aumentou em 66% em relação a maio.

Dessa forma, 17,39% dos lojistas admitem que as vendas já estão no mesmo patamar de antes da pandemia. Entretanto, a grande maioria ainda registra números negativos: 26,09% (queda entre 25% e 50%), 23,91% (mais do que 75%), 21,74% (entre 50% e 75%), 8,7% (abaixo de 25%) e 2,17% ainda estão com lojas fechadas.

O percentual de lojas de automóveis que voltaram a operar em junho é de 98% – o maior índice desde o início da pandemia, em março. Em maio, por exemplo, 84% dos empresários admitiram que estavam trabalhando e em abril foram 62% – um crescimento 36 pontos percentuais em dois meses.

Apesar do crescimento, 30,43% dos lojistas acreditam que o mercado de venda de veículos se recupere apenas em 2021. Em contrapartida, para 15,22%, a recuperação deve acontecer já em agosto e outros 8,7% acreditam que será em julho de 2020. Para 6,52%, vai ser em setembro, 8,7% em outubro, 2,17% em novembro e 17,32% já retomaram o crescimento.

“Ainda que a pandemia continue assustando, a mudança de hábitos provocada por ela está impulsionando o comércio de veículos. Por um lado, há pessoas que querem vender o carro para reduzir despesas. Na base, foi observado um aumento do ticket médio de 10% devido às pessoas que adquiriram um veículo novo ou seminovo no início do ano e decidiram fazer um downgrade. Quando olha-se as pesquisas internas, o percentual de pessoas que está vendendo o veículo por não utilizá-lo cresceu 60% em relação ao primeiro trimestre de 2020”, explica Luca Cafici, CEO da InstaCarro.

O levantamento é realizado pela empresa de forma contínua desde abril de 2020 para analisar o impacto da pandemia de covid-19 no segmento de venda de automóveis. No total, participam da pesquisa 414 lojas de veículos de todas as regiões do país cadastradas na plataforma da InstaCarro.