Melhores talentos: como atrair de verdade

19/12/2019 –

As companhias brasileiras enfrentam um paradoxo na hora de contratar um colaborador: ainda que nas últimas décadas avançou o nível de conhecimento, com mais pessoas adquirindo diferentes habilidades, encontrar um talento que possa crescer ao lado da organização não é tarefa fácil. Os melhores perfis são disputados de forma acirrada pelas organizações e, pior, essa competição vai além da disputa no setor: um bom colaborador pode ser disputado por diferentes segmentos. Para reverter isso, não basta apenas investir em melhores salários para conseguir atraí-los para o time. Cinco estratégias bastante úteis para atrair e manter bons profissionais para a empresa:

1 – Benefícios flexíveis

Uma prática comum das empresas na hora de contratar colaboradores é oferecer diversos benefícios padrões de mercado, ou seja, ações rotineiras e obsoletas. Contudo, não adianta oferecer vantagens iguais a todos, não respeitando a realidade de cada um. A dica é oferecer benefícios flexíveis para estimular e aumentar a satisfação interna, o poder de barganha no momento da contratação, e o poder de retenção de talentos.

2 -Autonomia de decisões

Hoje, os trabalhadores não querem mais apenas executar as tarefas em que são responsáveis no dia a dia da empresa. Eles querem – e devem – se envolver em questões estratégicas para a organização e, principalmente, ter autonomia para tomarem decisões em situações corriqueiras na rotina. Um dos principais entraves para a produtividade é justamente a estrutura burocratizada, com um processo lento e moroso para adotar qualquer medida que seja. Os colaboradores sentem melhores em ambientes onde podem ter autonomia diante de soluções inovadoras, resultado do crescimento e desenvolvimento de startups do setor, oferecendo tecnologia, educação financeira e renovação no mercado de trabalho.

3 – Treinamentos e coaching

Da mesma forma que eles querem autonomia para tomar decisões que impactam os afazeres, os colaboradores também desejam crescer profissionalmente, desenvolvendo as habilidades e competências dentro da organização. É importante oferecer programas de treinamento, coaching e mentoria para todos os funcionários, permitindo que eles possam melhorar e alcançar mais resultados. Assim, o nível de engajamento será muito maior e, consequentemente, a produtividade também vai crescer.

4 – Reconhecimento e valorização dos colaboradores

Um dos principais erros da empresa é acreditar que o pagamento de salário em dia, os benefícios e treinamentos já são elementos suficientes como valorização do trabalho realizado. Na verdade, o reconhecimento financeiro é apenas parte do que os funcionários esperam receber. Eles também querem reconhecimento por meio de elogios privados ou coletivos e, principalmente, com feedbacks sobre o desempenho e as tarefas executadas em um determinado período.

5 – Horários alternativos

A definição de uma jornada de trabalho fixa foi uma conquista dos trabalhadores na virada do século 19 para o 20. Contudo, a obrigatoriedade de cumprir um horário rígido não faz mais sentido para a atual divisão do trabalho. O que os colaboradores almejam agora é a possibilidade de ter um expediente flexível, que permita encaixar as tarefas nos horários em que ele é mais produtivo, seja de manhã, tarde ou à noite. Além disso, ele também almeja a possibilidade de fazer home office em certos dias, de acordo com Raphael Machioni, CEO da Vee.