Mercado Internacional para exportação agropecuária cresce em 2020

Mato Grosso 21/12/2020 – O produto do agronegócio brasileiro é extremamente competitivo lá fora. Com essa articulação podemos ter a perspectiva de aumento ainda maior

No período de julho a novembro foram avaliados 54 estabelecimentos registrados no Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal para verificar o atendimento de requisitos específicos para habilitação para exportar seus produtos para o mercado chinês. 

O 9º relatório de atividades do Serviço de Inspeção Federal (SIF) divulgou dados animadores para o comércio internacional em 2020. O documentou apresentou que foram abertos 24 novos mercados para exportação apenas de produtos de origem animal para consumo humano e produtos para a alimentação animal. Além disso, houve a reabertura do mercado dos Estados Unidos para a carne bovina brasileira. 
Para que um mercado seja aberto, as autoridades sanitárias dos países importadores avaliam o serviço oficial brasileiro, o que muitas vezes ocorre por meio de missões internacionais que auditam o serviço de inspeção e os estabelecimentos produtores. Além disso são negociados entre as autoridades sanitárias brasileira e dos países importadores modelos de certificados sanitários internacionais contendo os requisitos sanitários exigidos pelos países. 
Durante este ano, as tratativas para que essas missões pudessem ser viabilizadas foram realizadas por meio de videoconferência. No período de julho a novembro, por exemplo, foram avaliados 54 estabelecimentos registrados no Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal para verificar o atendimento de requisitos específicos para habilitação para exportar seus produtos para o mercado chinês. 
Especialista destaca resultado
O CEO do Grupo VMX Agro, Carlos César Floriano, afirma que os dados abrem novos horizontes para os empresários brasileiros. “O produto do agronegócio brasileiro é extremamente competitivo lá fora. Com essa articulação podemos ter a perspectiva de aumento ainda maior”, afirma o especialista.
Carlos César Floriano acrescenta ainda que o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de 2020, estimado com base nas informações de novembro, é de R$ 885,8 bilhões. O valor é 15,1% acima do valor de 2019, que foi de R$ 769,8 bilhões. As lavouras tiveram um acréscimo de valor de 19,2% e a pecuária, 7,3%. “Quando comparamos os indicadores observamos que os dados reforma a potencialidade do setor”, conclui Carlos César Floriano.
Estão registrados no SIF 3.342 estabelecimentos de produtos de origem animal nas áreas de carnes e produtos cárneos, leite e produtos lácteos, mel e produtos apícolas, ovos e pescado e seus produtos derivados. Além de 2.999 estabelecimentos de produtos destinados à alimentação animal.
No mês de novembro foram realizados 48 turnos adicionais de abate que foram requisitados de forma emergencial pelos abatedouros frigoríficos de aves, bovinos e suínos registrados junto ao SIF. 
Em novembro, não foi registrada nenhuma paralisação de atividades de abatedouros frigoríficos sob inspeção federal por motivos relacionados a ocorrência de Covid-19.

Website: http://vmxagro.com.br/

Web Site: