Metade dos consumidores não consegue economizar dinheiro

São Paulo 20/12/2019 – “Os dados revelam de fato quanto sobra na conta das pessoas”, diz Julio Duram, do Guiabolso

Será que os consumidores costumam fechar a conta corrente no positivo, negativo ou no zero a zero? Uma pesquisa realizada pelo aplicativo de gestão e produtos financeiros Guiabolso, mostra que cerca de metade dos brasileiros não têm conseguido economizar.

O levantamento, feito com 1,6 milhão de usuários do aplicativo, aponta que 53% dos consumidores fecham o mês com a conta negativa ou zerada. “É interessante notar que esta não é uma pesquisa de percepção. Os dados revelam de fato quanto sobra na conta das pessoas”, diz o diretor de produto e tecnologia do Guiabolso, Julio Duram.

O aplicativo também pesquisou o comportamento de saldo nas contas correntes ao longo do mês. Segundo o levantamento, na primeira semana do mês, o saldo chega a ser 26% maior do que o saldo da semana anterior. “É algo esperado porque a maioria das empresas acaba efetuando o pagamento até o quinto dia útil do mês, o que faz a renda das pessoas aumentar nesses primeiros dias”, lembra Duram. 

Mas, como esperado, o saldo cai nas semanas seguintes, voltando a subir 5% na última, já que algumas empresas pagam os funcionários nos últimos dias do mês.

A melhor maneira de ter um controle do saldo é colocar na rotina o hábito de atualizar uma planilha financeira. O aplicativo Guiabolso mostra automaticamente o andamento do seu saldo juntando todas as contas e cartões de crédito num só lugar. Mas, se a pessoa preferir, pode ainda adotar a planilha manual e anotar todos os gastos.

Website: http://www.guiabolso.com.br

Web Site: