Metodologia Devops: o que é e qual a sua importância para a transformação digital?

14/2/2020 –

Devops é uma metodologia de automação e design de plataforma que tem como objetivo ampliar a capacidade de resposta frente a alterações no sistema, através de entregas rápidas e com qualidade. Isso significa que ela integra os desenvolvedores do software e profissionais da infraestrutura de TI por meio da comunicação digital.

A abordagem acelera os processos de desenvolvimento de uma ideia e a sua implantação em ambiente de produção, pois simplifica os processos, reduz o tempo de resposta e aumenta a qualidade na entrega.

O Devops opera por meio de autosserviço, automação de tarefas rotineiras e padronização de ambientes, isso faz com que a alteração nos códigos desenvolvidos seja realizada com maior frequência e a infraestrutura ganhe mais dinamismo em sua utilização.

A metodologia adota princípios de transparência, com práticas de open source. O compartilhamento de informações sem restrições ajuda a implementar mudanças culturais e fomenta confiança e colaboração entre as diversas áreas que atuam nos projetos.

O ciclo de vida do aplicativo é influenciado completamente pelo método, pois as fases são codependentes entre si. No planejamento as equipes de Devops idealizam os recursos do sistema em construção, criam lista de pendências e acompanham possíveis erros e bugs. O desenvolvimento é a segunda etapa e inclui todos os aspectos relacionados à codificação, como testes e integração dos códigos. Com o aplicativo pronto, é realizada a entrega e implantação nos ambientes de produção, configurando a infraestrutura com processos automatizados, escalonáveis e controlados. A última etapa é a de operar, onde é realizado monitoramento da ferramenta e são solucionados os problemas do aplicativo antes que eles afetem a experiência do cliente.

O Devops permite que os ciclos de lançamento do software sejam mais curtos, facilitando tanto o planejamento como o gerenciamento de riscos, mantendo o sistema mais estável e reduzindo o impacto sobre ele. Essa redução também possibilita que as organizações se organizem de forma a reagir com agilidade às necessidades dos clientes e à concorrência.

Para a implementação do Devops é necessário otimizar a maneira como são feitas as entregas de aplicações, a Red Hat é uma das empresas especializadas em softwares e serviços open source para desenvolvimento da plataforma que atende todos os requisitos necessários para sua empresa.

Website: http://www.ax4b.com

Web Site: