Norte e Nordeste têm pico de desenvolvimento empresarial

18/2/2013 – “Se hoje a média de investimento em Tecnologia da Informação (TI) das empresas é de 7% do faturamento, a estimativa é de que nos próximos anos aumente mais”

Antes consideradas uma das regiões de menor desenvolvimento no Brasil, os estados do Norte e Nordeste são vistos hoje como terra de oportunidades. Alvo de grandes investimentos governamentais nos últimos anos, os Estados nordestinos vêm apresentado maior participação no PIB (Produto Interno Bruto). O último balanço divulgado avalia que, de 2002 a 2010 a participação do Norte subiu de 4,7% para 5,3%, enquanto o nordeste cresceu de 13% para 13,5%. Sul e sudeste perderam espaço no mesmo período. A atração de empresas e o aumento do poder aquisitivo fazem com que a expectativa de atualização tecnológica nas indústrias seja forte. “Se hoje a média de investimento em Tecnologia da Informação (TI) das empresas é de 7% do faturamento, a estimativa é de que nos próximos anos aumente mais. Para aumentar a produção e, muitas vezes, suprir a falta de mão de obra qualificada, a alternativa é investir em tecnologia”, afirma Ricardo Kurtz, diretor da Sidicom Software, especializada em software para pequenas empresas.

Segundo estudo da IDC Brasil, os três estados onde mais cresceram os investimentos em tecnologia ficam no nordeste: Pernambuco, Ceará e Bahia. O avanço fica na casa dos 15% e estão vinculados aos investimentos e incentivos federais. Muitas empresas pequenas que vivem um bom momento para investimento e a administração do negócio é inicialmente o alvo principal da atualização tecnológica. “O sistema de gestão (ERP) é o mais requisitado, mas atualmente constituem-se numa necessidade básica. Todo o sistema minimamente bom oferece qualidade na parte financeira. Hoje um diferencial de mercado é contar com um software que ofereça ganho competitivo como poder calcular bem a margem de lucro, metas de vendas, automação de força de vendas, comércio eletrônico, CRM, automação de depósitos através de equipamentos móveis (WMS).

Sidicom Software

Há 23 anos no mercado, a empresa porto-alegrense Sidicom Software, certificada com a ISO 9001: 2008. Por seu alto nível de qualidade na produção, comercialização e manutenção de Sistemas de Gestão Empresariais, vem provando em diversos segmentos da economia, que a utilização de tecnologia avançada tem ferramentas vitais a qualquer empresa de todos os portes. Tudo isso, com benefícios organizacionais e financeiros, deixando de lado tarefas de rotina e com mais tempo para a análise de dados e para planejar o rumo e a estratégia dos negócios. Adaptáveis à realidade de cada cliente, os sistemas são formados por módulos integrados que variam conforme a necessidade das empresas, reduzindo a burocracia, diminuindo custos, e aumentando o controle gerencial através de informações claras e resumidas.

Além disso, há o aumento do controle técnico, com informações detalhadas de todos os aspectos e atividades de cada setor da organização. A aplicabilidade dos sistemas da Sidicom é evidenciada na carteira diversificada de clientes da empresa que tem, por exemplo, Agrocontinental, Globalmed, Agrosul, Ibasa, Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS, Buona Vita Cosméticos e Egon Frichmann.

Website: http://www.sidicom.com.br/

Web Site: