Novas evidências demonstram que o probiótico da Morinaga Milk, o Bifidobacterium breve A1, melhora a memória de idosos com disfunção cognitiva

TÓQUIO 10/7/2020 –

A Morinaga Milk Industry Co., Ltd. (TOKYO:2264), empresa japonesa líder em produtos lácteos e importante fabricante mundial de probióticos, confirmou que sua cepa probiótica de propriedade exclusiva, a Bifidobacterium breve A1 (também conhecida como B. Breve MCC1274) é segura e eficaz para melhorar as funções de memória de idosos com suspeita de comprometimento cognitivo leve (CCL) em um estudo randomizado, duplo-cego e controlado por placebo (ECP).

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20200710005125/pt/

Figure 1. Changes of RBANS scores at 16 weeks from baseline. Values are indicated as mean with error bars as the standard error. **p<0.001, ***p<0.0001, inter-group difference, Student’s t-test.  (Graphic: Business Wire)

Figure 1. Changes of RBANS scores at 16 weeks from baseline. Values are indicated as mean with error bars as the standard error. **p<0.001, ***p<0.0001, inter-group difference, Student’s t-test. (Graphic: Business Wire)

O novo estudo, publicado recentemente no Journal of Alzheimer’s Disease, produziu resultados inovadores, descobrindo uma nova intervenção probiótica promissora para prevenção precoce da demência. O estudo clínico realizado por uma organização de pesquisa clínica, a Huma R&D Co., Ltd., em Tóquio, Japão, em colaboração com a Morinaga Milk Industry Co., Ltd, é o primeiro relatório ECP a mostrar um profundo benefício cognitivo do probiótico B. breve A1 em indivíduos com suspeita de CCL.

“Nossas descobertas representam um avanço importante para a prevenção de CCL e demência”, diz o Dr. Xiao, diretor do Instituto de Ciências de Última Geração (Next Generation Science Institute) da Morinaga Milk e um dos principais pesquisadores do estudo. “Isso representa um grande progresso em nossa pesquisa sobre a capacidade da cepa probiótica B. breve A1 para interromper o declínio cognitivo de adultos mais velhos”.

Globalmente, o número de pessoas vivendo com demência, inclusive a doença de Alzheimer, aumentará de 50 milhões em 2018 para 152 milhões em 2050, atingindo proporções epidêmicas. Segundo o site da Alzheimer’s Association, estima-se que um novo paciente seja diagnosticado com a doença de Alzheimer a cada 65 segundos (https://www.alz.org/alzheimers-dementia/facts-figures), causando um fardo sem precedentes para a sociedade.

O CCL é um problema comum em adultos mais velhos, associado ao risco de desenvolver a doença de Alzheimer esporádica ou outra demência dentro de alguns anos, se não tratado. Atualmente, nenhum medicamento se mostrou eficaz para o CCL. Embora vários estudos sobre tratamentos farmacológicos tenham sido pensados para prevenir os sintomas do CCL, os resultados foram decepcionantes. Portanto, há uma necessidade urgente de identificar contramedidas eficazes para o CCL e a demência.

Estudos anteriores da Morinaga Milk Industry Co., Ltd. demonstraram o potencial do B. breve A1 para tratar a doença de Alzheimer em um modelo pré-clínico e constataram que essa cepa probiótica pode melhorar funções cognitivas específicas em indivíduos com CCL em um estudo clínico humano. O atual estudo, realizado em 80 idosos saudáveis com suspeita de CCL, confirmou novamente a eficácia do B. breve A1 em relaçãoàmelhora cognitiva.

Melhoria notável na pontuação total da RBANS

Os participantes também receberam aleatoriamente B. breve A1 ou placebo por cápsula por 16 semanas. No final do estudo, a pontuação total da Bateria Repetível para a Avaliação do Status Neuropsicológico (Repeatable Battery for the Assessment of Neuropsychological Status, RBANS) demonstrou uma melhora significativa de 11,3 pontos nos indivíduos com administração de A1 em comparação com o placebo, mais especificamente para pontuações de domínio de memória imediata, visuoespacial/construtiva e memória atrasada. Além disso, a melhora significativa da função cognitiva foi confirmada por outro teste, a versão japonesa do MCI Screen.

Dr. Xiao disse: “Foi emocionante ver uma melhoria clara e significativa das funções da memória, como, por exemplo, consciência de quem, quando e onde. A melhora de 11,3 pontos na pontuação total da RBANS observada após apenas 16 semanas de consumo diário do probiótico B. breve A1 em idosos saudáveis com CCL é notável”.

“Nossas descobertas podem sinalizar uma mudança profunda de como o CCL pode ser tratado usando probióticos. Descobertas futuras para os mecanismos precisos de como o consumo diário de B. breve A1 pode melhorar a memória abrirão novas oportunidades e alternativas não apenas para o tratamento de CCL, mas, possivelmente, também para outras doenças do SNC associadasàinflamação e prejuízo da memória”.

Primeira evidência de que probióticos HRB melhoram a função cognitiva do CCL e apoiam o envelhecimento cognitivo saudável

Pioneira na pesquisa de bifidobactérias, a Morinaga Milk vem se concentrando no estudo de espécies de bifidobactérias que estão naturalmente presentes no intestino humano, as bifidobactérias humano-residenciais (Human-Residential Bifidobacteria, HRB), há mais de 50 anos e descobriu vários benefícios que suas cepas de HRB oferecemàsaúde. Para continuar explorando o potencial de suas cepas de HRB, nos últimos anos, a empresa concentrou-se na conexão intestino-cérebro (área de rápido crescimento da pesquisa de probióticos) e conduziu várias pesquisas sobre melhoria cognitiva.

Alcançando um marco significativo, a Morinaga Milk está encantada por ter descoberto os efeitos benéficos de seu probiótico de propriedade exclusiva, o B. breve A1, relacionadosàmelhoria da memória. O B. breve A1, originário do intestino de recém-nascidos, é a primeira cepa de bifidobactéria humano-residencial (HRB) com grande promessa de melhorar a memória de idosos com CCL e apoiar o envelhecimento cognitivo saudável.

“Este estudo inovador é mais uma indicação de nossos esforços contínuos para agregar valorànossa linha premium de linhagens de probióticos HRB”, disse Ko Shiino, gerente geral do departamento de Vendas e Marketing, Divisão Internacional, Morinaga Milk. “Essa descoberta promissora abrirá novas oportunidades de negócios e é potencialmente revolucionária. Estamos empolgados com as possíveis implicações do B. breve A1 como uma nova abordagem prática para promover o envelhecimento saudável”.

Sobre a Morinaga Milk

A Morinaga Milk Industry Co., Ltd. é uma das principais empresas de produtos lácteos do Japão, com um século de história estimulando as propriedades nutricionais dos produtos lácteos e de seus ingredientes funcionais. A Morinaga Milk se destaca em tecnologia inovadora e oferece diversos produtos lácteos e outros ingredientes funcionais que beneficiam clientes de todo o mundo. Desde a década de 1960, a Morinaga Milk tem se empenhado em pesquisas sobre segurança, benefícios funcionaisàsaúde e mecanismos de ação das bifidobactérias probióticas para compreender melhor seu papel na manutenção da saúde humana. Para mais informações sobre as bifidobactérias da Morinaga, acesse o nosso site em http://bb536.jp/english/index.html.

Contato:

Chyn Boon Wong

Morinaga Milk Industry Co., Ltd.

+81-3-3798-0152

Fonte: BUSINESS WIRE