O impacto da pandemia no mundo da música e a superação dos artistas

São Paulo/SP 1/12/2020 – Eu canto porque gosto, aproveitei esse período para produzir e compartilhar amor através das letras e melodias.

O tempo ocioso causado pelo isolamento social utilizado para produção. A cantora Andrea Sampaio está lançando seu novo trabalho, todo ele elaborado e consolidado durante a pandemia.

A pandemia de Covid-19 desestabilizou a economia em todo o mundo. Várias áreas foram afetadas, a maioria de forma direta. Uma delas, a artística, sofreu ainda mais, pois depende especialmente da presença do público. Inúmeros projetos foram suspensos ou adiados, bilheterias de teatros e casas de shows tiveram de ser encerradas.

Megafestivais como o Tomorrowland (da França), o Lollapalooza (no Chile e Argentina) foram cancelados. Outros foram adiados, como o Lollapalooza no Brasil. Diversas turnês também foram anuladas: Pearl Jam, Madonna, Miley Cyrus, etc.

No Brasil, devido ao isolamento social, o espectador que consumia a arte ao vivo nas casas de espetáculos passou a apreciar conteúdos via internet. Dentre as inúmeras lives e vídeos, o streaming teve sua audiência superada de tal forma que as plataformas optaram pela redução da qualidade de transmissão para que a rede não travasse. Só no período de um mês (entre Março e Abril), as visualizações de videoclipes pela internet tiveram um acréscimo que ultrapassou a marca de 30 milhões de visualizações e, conforme dados da lista da Spotify, o consumo de música pelo celular, computador e etc. cresceu por volta de 15%.

Uma lei, a Aldir Blanc, de nº 14.017, foi criada para diminuir o impacto causado nas artes pela pandemia em território nacional. Entretanto, o estrago causado pela Covid-19 na área vem superando todas as expectativas.

Mas, e como estão se reinventando os artistas? Como os músicos, por exemplo, têm usado a palavra resiliência, já tão comum no dicionário particular da classe?

 

Reinventar é preciso

O tempo ocioso causado pelo isolamento social utilizado para produção. A cantora Andrea Sampaio está lançando seu novo trabalho, todo ele elaborado e consolidado durante a pandemia. As canções “Você Mistério” (melodia de Daniel Andrade e arranjos do maestro Jânio Santone) e “Mãe Aparecida” (composição conjunta com Daniel Andrade) estão disponíveis nas plataformas digitais através da CD Baby. “Eu canto porque gosto, aproveitei esse período para produzir e compartilhar amor através das letras e melodias”, resume a cantora.

Andrea Sampaio também é atriz, e apresenta um programa todos os sábados às 21h na TV Unisantos, emissora educativa concessionada em Cubatão que tem trabalhado atentando-se a todas as medidas de isolamento social.

“O show continua, por enquanto nas plataformas digitais, e a esperança de logo encontrarmos nos eventos presenciais, contudo agora importa brilhar no placo da vida”, conclui Andrea Sampaio. 

Website: https://www.instagram.com/andrea_sampaio_apresentadora/

Web Site: