O papel da inteligência emocional no cotidiano

São Paulo, SP 28/1/2020 –

Mudanças acontecem com dinamismo e rapidez no País e no mundo. De repente, aquilo que foi novidade ontem, acaba sendo obsoleto hoje.
Sintonizado com esta realidade, Mauricio Souto, escritor e palestrante motivacional, destaca que chamada inteligência emocional assume papel preponderante, pois é responsável por 80% dos resultados positivos na vida de cada um; sendo que 20% correspondem às habilidades técnicas e mecânicas.
Mauricio Souto observa que esta é uma nova era e que devido ao dinamismo cotidiano, as pessoas andam mais agitadas e buscam caminhos para agir com assertividade. Querem manter, expandir ou conquistar espaço. “Para que a pessoa entenda a necessidade de agir com inteligência emocional, basta que ela olhe os resultados que está obtendo em todos os setores de sua vida. Se ela está bem num aspecto, por exemplo, o profissional, mas tem problemas de saúde ou de relacionamento familiar é sinal de que as coisas não vão bem. Então, ela precisa investir no seu autoconhecimento e desenvolvimento pessoal para obter resultados melhores”, ensina.
Mas, é possível que as pessoas reconheçam e avaliem suas condutas e cheguem a um nível de equilíbrio pessoal e profissional por meio da inteligência emocional? Mauricio Souto diz que é possível e necessário. Para que as pessoas possam mudar os resultados em suas vidas, elas precisam investir no autoconhecimento, saber onde estão e o que desejam alcançar, como estão suas emoções e sentimentos; pois o tipo de emoção sentida faz toda a diferença. A partir deste estado de consciência, elas poderão mudar, instantaneamente, seu estado emocional. O mais interessante é que há técnicas para esse fim.

Caminhos que podem levar as pessoas à excelência pessoal e profissional

Há 20 anos, Mauricio Souto estuda, pesquisa e conversa com pessoas bem-sucedidas para entender o poder da inteligência emocional sobre o cotidiano. Notou que estas pessoas seguem, mesmo sem saber, um padrão, um método. Assim, criou o Método MS de Reprogramação Mental, que está ancorado em cinco passos que possibilitam a realização de sonhos e objetivos pessoais e profissionais. Objetivos como comprar uma casa, realizar uma viagem, ser aprovado num concurso, expandir sua empresa ou melhorar seu relacionamento conjugal ou familiar, entre outros, podem ser conquistados utilizando o Método MS. Nesse contexto, um dos passos, trata sobre inteligência emocional. “Precisamos entender que todos somos dotados de razão e sentimentos. Precisamos usar de forma equilibrada as duas partes do cérebro para obtermos resultados extraordinários”, explica. Mauricio Souto reforça que existem treinamentos onde cada pessoa investe no seu desenvolvimento pessoal e autoconhecimento, visando ter o ‘estado de consciência’ das emoções ou “como reage” ao que acontece, possibilitando as mudanças necessárias.
No livro Ouse ser grande – a chave para o sucesso (Literare Books International), campeão de vendas, segundo a PublisNews, Mauricio Souto apresenta, entre os capítulos, o importante papel da inteligência emocional em busca do sucesso. “Recebo depoimentos de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pela leitura do livro ou que já participaram das minhas palestras, cujos conteúdos reforçam sobre inteligência emocional e autoconhecimento”, revela. O objetivo de suas palestras é inspirar as pessoas a transformarem suas vidas, inclusive, pela adoção e execução do Método MS.
“Após minhas palestras, noto que grande parte do público sai delas inspirado e decidido a agir, em busca da realização do seu sonho. Já sai com pelo menos uma meta estabelecida. As pessoas percebem que são protagonistas de suas histórias e passam a não se vitimizar diante de circunstâncias negativas. Com o livro acontece a mesma coisa. É incrível e gratificante receber estes feedbacks e saber que estamos ajudando pessoas a melhorarem suas vidas”, sublinha.
Mauricio Souto deixa a seguinte mensagem para quem está atravessando um momento que ‘pede’ inteligência emocional: “Nosso maior capital é o tempo que nunca para ou retorna! Por isso, faça um balanço geral, pessoal e profissionalmente. Analise os prós e os contras de seu cotidiano e perceba que de nada adianta apenas fazer cursos técnicos, de capacitação, trabalhar excessivamente, se estiver agindo de forma desequilibrada emocionalmente, mantendo crenças e sentimentos negativos. Comece hoje mesmo a mudança, pois todo o poder da conquista está dentro de você. Não adie mais a sua liberdade. Você pode voar!”

——-
Sobre Mauricio Souto

Natural de Ijuí, Rio Grande do Sul, Mauricio Souto, é ortodontista, escritor e palestrante motivacional. Formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS), com especialização e mestrado em Ortodontia e Ortopedia Facial, pela Universidade Cidade de São Paulo. Autor do livro Ouse ser grande – a chave para o sucesso (Literare Books International).

Website: http://www.mauriciosouto.com.br

Web Site: