O papel do Gerente de Projetos de Infraestrutura de TI para além da Tecnologia

São Paulo, SP 11/3/2020 – …é muito importante utilizar a gestão de projetos escaláveis, que não só forneça os meios adequados para a operação, mas também apoiem os planos e estratégias

Uma das áreas mais importantes dentro de uma organização pode ser determinantes na qualidade dos serviços prestados

A infraestrutura de TI é uma das áreas mais importantes dentro e uma organização e tanto quanto importante ela é muito crítica. Responsável por ser um dos fatores determinantes da qualidade dos serviços prestados, podendo também contribuir para a vantagem competitiva e estratégica da instituição. Vista como um pilar de sustentação para a redução de gastos, prospecção de novos mercados e melhoria em si dos processos já existente.  

“A infraestrutura de TI tem evoluído com muita rapidez”.  Quem afirma isso é o Especialista em Gerenciamento de Projetos de Infraestrutura de TI, Rodrigo Jardim e completa “Nessa área é muito importante utilizar a gestão de projetos escaláveis, que não só forneça os meios adequados para a operação, mas também apoiem os planos e estratégias do negócio.” Rodrigo observa que, para alavancar o negócio é necessário que a empresa se torne mais competitiva e é nesse ponto que os serviços de infraestrutura podem colaborar.

Com mais de 19 anos de experiência na área, o especialista faz uma análise na área e constata que nessa área de gerenciamento de projetos, a maioria dos gestores de projetos tem base de formação em TI, construção e áreas mais relacionadas à engenharia. “O que acontece é que, o profissional está tão preocupado em se manter atualizado quanto às novas tendências e tecnologias, que deixa de se aprimorar nos conceitos de negócio, resultando em soluções não sustentáveis e muitas vezes, não funcional”, alerta.

A velocidade com que a tecnologia muda pode ser a mesma com que o caos se instaura.  O que é criado com tranquilidade, em muitas áreas, como na engenharia, por exemplo em 2 anos – não pode acontecer na informática por conta da tecnologia está em constante mudança. Por conta disso, foram criados conjuntos de práticas bem detalhadas que se concentram no alinhamento dos serviços e soluções de TI às necessidades do negócio. Entre elas estão: SCRUM, Cobit, CCMI e ITIL.

Os profissionais da área de Infraestrutura de TI, tem uma formação muito tecnológica e menos comercial. Jardim, aconselha “Os profissionais de TI precisam entender que, para propor uma solução efetiva com duração a longo prazo, é necessário entender a necessidade por trás da demanda e como os resultados apoiarão o negócio”. Muito discutido sobre o Standish Group’s Chaos Report, dos últimos anos, a média de projetos bem sucedidos é de 35%. Isso quer dizer que mais de 65% não foram para frente ou não tiveram resultados satisfatórios. Se traduzirmos isso para em valores monetários, concluiremos que os gastos são bem elevados. Sendo assim, o detalhamento do escopo e dos resultados do projeto são fundamentais para se descobrir qual é a demanda a ser resolvida. “Um equívoco que é cometido com frequência é achar que a tecnologia tem a resposta para o nosso problema funcional. A resposta que dá somos nós. A tecnologia tão somente automatiza e torna o processo operacional”, ressalta Jardim.

Rodrigo destaca quatro pontos para ser avaliado em caso de novos projetos: Análise financeira x período do benefício; verificar se a infraestrutura se sustenta à longo prazo; a atualização das inovações é flexível? E por último e tão importante quanto é se a empresa está seguindo as conformidades regulatórias.

“Hoje independente do segmento ou tamanho da empresa um projeto de infraestrutura de TI  é considerado um investimento para o futuro sucesso das empresas e para isso o gerente de projetos de infraestrutura de TI deve estar preparado, não somente para prover a tecnologia, mas sim para prover soluções sustentáveis e escaláveis para o negócio”, finaliza Rodrigo Jardim.

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