O que pode fazer um sistema de gestão na empresa – Enterprise Resource Planning

São Paulo – SP 28/5/2020 – Um ERP aumenta a sua vantagem competitiva, fazendo com que você não trabalhe com planilhas isoladas, sendo possível consultar informações

Anualmente milhares de softwares com a promessa de melhorar a gestão das empresa são lançados no mundo. Nem todos fazem o que prometem em contrapartida os que são reconhecidos como os “salvadores da pátria” ganham seu lugar permanente nas empresas.

Segundo a Contadora Michelle Engler Paixão um dos sistemas que utiliza para o gerenciamento empresarial e que integra todo o processo da empresa é o ERP (Enterprise Resource Planning) que passa pelos setores financeiro, contábeis, recursos humanos, compra e vendas, reunindo todas as informações num único bando de dados.

O MarketWatch que é um site que fornece informações financeiras, uma subsidiária da Down Jones, prevê que até 2024 a venda desses softwares chegara aproximadamente a US$ 49,5 bilhões, indicando que o mercado de ERP e bastante promissor.

Ao implantar um sistema ERP numa empresa, a tomada de decisão se torna mais rápida e eficiente, permitindo uma ampla visão do negócio, já que visa automatizar processos, diminuir os custos e aumentar o faturamento. “Um ERP aumenta a sua vantagem competitiva, fazendo com que você não trabalhe com planilhas isoladas, sendo possível consultar informações e relatórios a todo momento, trazendo mais segurança dos dados”, explica Michelle.

Paixão detalha que a implementação é uma etapa difícil do processo, porque implica em tarefas e responsabilidades de pessoas e departamentos, sendo necessário que todos participem intensamente e haja um comprometimento de todas as áreas envolvidas. “Comprar um sistema sem saber ao certo a sua funcionalidade, muitas vezes o valor de customizar um sistema é altíssimo, não sendo viável para empresa, por isso a importância de conhecer melhor a ferramenta. Treinamento é fundamental, para que as pessoas entendam o benefício do sistema.”

A profissional alerta que para a que haja sucesso na otimização do processo de ERP é necessário, que sejam identificados os problemas e as necessidades que motivam o ERP. Uma atividade prévia a implantação de um ERP seria um entendimento de todos os processos já existentes, ainda que realizados de maneira manual, para que os mesmos sejam incorporados ao ERP.  O escopo precisa ser definido de forma clara e direta, para que o ERP esteja em consonância com as necessidades da empresa. “É importante destacar que o uso da tecnologia junto com um treinamento adequado, vão fazer a diferença no sucesso do projeto”.

Um outro ponto que vale destacar para o crescimento do mercado ERP para pequena e média empresa e a inovação dos sistemas na nuvem.  “Esses sistemas não precisam de um servidor local, ele armazena, gerencia e processa dados por meio da internet, não comprometendo o espaço físico da empresa e não precisando um alto investimento em servidores e computadores com grande capacidade”, finaliza a contadora.

Website: http://www.dino.com.br