Oficinas de reciclagem Arte com Descarte retornam na Guelli

Campinas 5/3/2020 –

A escola estadual Professor Rubens Oscar Guelli recebe novamente, nesta primeira semana de março, as oficinas de reciclagem Arte com Descarte, patrocinadas pela Coca-Cola Femsa Brasil. Neste ano, o projeto cultural beneficiará mais três turmas em Sumaré, atendendo cerca de 99 alunos da unidade escolar, com idades entre 08 e 10 anos. As aulas – de responsabilidade dos artistas Shita Yamashita e Ana Priscila Nascimento, seguem por seis encontros todas as terças e sextas-feiras.

Nesse projeto sociocultural, materiais como garrafas pet, vidros, papelão, tampas, caixas de leite e lacres são reutilizados e transformados em petecas, submarinos, aviões, paletas de cores, animais marinhos, bonecas e o que mais a imaginação permitir. No ano passado, a Guelli foi oportunizada com quatro turmas das oficinas, que atendeu mais de 130 participantes. Coletivamente para a exposição final de 2019, construíram o Reciclator, um robô colorido feito de sucata com mais de dois metros de altura.

O projeto teve uma repercussão positiva na escola, inclusive serviu de inspiração para alguns professores, que criaram em paralelo outras ações com materiais recicláveis. “Participar das oficinas Arte com Descarte foi um verdadeiro presente para os nossos alunos. Foram aulas produtivas e divertidas, mérito dos nossos parceiros Ana e Shita, que desenvolveram com muita competência e criatividade, deixando um gostinho de quero mais nos nossos alunos que não veem a hora de participar novamente”, completa Regina Teixeira Duarte, Coordenadora Geral da unidade escolar.

Além de promover a conscientização ambiental, o projeto propõe uma discussão sobre os hábitos de consumo e as diferenças sobre os 3Rs do consumo sustentável (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). Ao final das oficinas, previsto para abril, haverá uma exposição de encerramento aberta aos pais e à comunidade local, visando apresentar os trabalhos desenvolvidos.

“A participação nessa vivência foi totalmente enriquecedora, pudemos trabalhar com total apoio da coordenação pedagógica e do corpo docente da escola, envolvendo e estimulando os alunos a coletarem os materiais descartáveis”, conta Yamashita. O projeto conta com o incentivo do Governo do Estado de São Paulo, através do Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura (ProAC – ICMS/SP). A oficina é assinada pelas empresas Alpha Produções Culturais e Renovarte Produções Culturais, e tem patrocínio da Coca-Cola Femsa Brasil.

Serviço:
Arte com Descarte (novas turmas)
Data: 03 e 06 de março
Horários: terças-feiras, das 8h às 11h e das 12h50 às 15h50 | sextas-feiras, das 12h50 às 15h50.
Local: Escola Professor Rubens Oscar Guelli (Rua Marcelo Cavalcante de Menezes, 415 – Jardim Santiago – Sumaré/SP)
Realização: ProAC – ICMS/SP | Governo do Estado de São Paulo
Patrocínio: Coca-Cola Femsa Brasil