Oftalmo Home Care: consulta e exames oftalmológicos em casa

Brasília, DF 19/10/2020 – Pacientes acamados e/ou internados em hospitais ou lares de idosos, que necessitam de um checkup oftalmológico, recebem a equipe com as medidas de segurança.

Excelente alternativa para pessoas acamadas ou que não conseguem se deslocar com facilidade

A pandemia pelo coronavírus tem causado muitos problemas na área de saúde. Mas a quarentena e o isolamento social também fizeram com que hospitais e clínicas médicas saíssem da zona de conforto e desenvolvessem estratégias para continuar cuidando das pessoas.

A telemedicina ou teleconsulta, por exemplo, era proibida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Com o medo das pessoas de saírem de casa, foi preciso ceder. “A saúde não espera. Imagine ficar com uma conjuntivite incomodando os olhos e provocando dores? De fato, essa liberação foi muito benéfica nesse momento”, explica Dr. Tarciso Schirmbeck, oftalmologista do Visão Hospital de Olhos.

É claro que a consulta online não é 100% eficaz em todos os segmentos. Na oftalmologia, existem sintomas comuns em diversas doenças, o que dificulta identificar o problema, sem contar que alguns diagnósticos requerem exames complementares. “Esse tipo de consulta ajuda como triagem de certas alterações oculares. Se forem simples, conseguimos resolver pelo atendimento online. Sendo mais complexas, pedimos para ir à unidade do hospital”, ressalta o especialista.

Pensando em quem ainda não quer sair de casa e naqueles que não podem se deslocar, o Visão Hospital de Olhos lançou Oftalmo Home Care, um programa que leva o consultório de oftalmologia para a residência do indivíduo. “Pacientes acamados e/ou internados em hospitais ou lares de idosos, que necessitam de um checkup oftalmológico, recebem a equipe com todas as medidas de segurança contra a Covid-19 e os equipamentos para realizar um atendimento de qualidade”, comenta Dr. Tarciso.

O médico lembra que a consulta é feita normalmente, com todos os passos e procedimentos que são realizados no hospital de olhos. “Perguntamos sobre a história clínica do paciente, a queixa principal e questionamos sobre problemas oculares anteriores e uso de colírios”, destaca o oftalmologista.

Inclusive, a equipe, composta pelo médico e um auxiliar, faz diversos exames. “É feita a análise da acuidade visual, exame da parte anterior dos olhos, medida da pressão intraocular, avaliação do fundo do olho e exame do grau de óculos”, enfatiza o especialista.

Por fim, Dr. Tarciso observa que esse avanço da medicina pode evitar que várias pessoas percam a visão. “Diversos pacientes estão adiando a realização das consultas e exames de acompanhamento de glaucoma e retinopatia diabética, podendo resultar em perda visual irreversível. Agora poderemos ajudá-los, com certeza”, conclui.

Website: http://www.visaohospitaldeolhos.com.br

Web Site: