Os perigos da nebulização em tempos de Coronavírus

Rio de Janeiro 13/4/2020 – O médico explica que a fumaça liberada durante o processo espalha o vírus por todo o ambiente.

Médico alerta que medidas antes consideradas eficazes podem agora representar um risco para a vida de pacientes. Ele alerta para o perigo da nebulização e aponta soluções para a substituição do procedimento.

É preciso mais do que nunca tomar cuidado com a automedicação. É o que diz o médico Marcello Bossois, especialista em doenças respiratórias. Alguns tratamentos que antes da epidemia eram indicados, agora podem apresentar um certo risco para o paciente e para aqueles que vivem no mesmo ambiente. É o caso, por exemplo, da nebulização. O  procedimento que antes era bastante utilizado por pessoas com problemas respiratórios deve ser evitado a qualquer custo, já que o uso do nebulizador aumenta o risco de disseminação do vírus. 

O médico explica que a fumaça liberada durante o processo espalha o vírus por todo o ambiente. Se a pessoa estiver com suspeita de infecção ou já infectada pelo vírus essa fumaça pode contaminar a todos que estejam no mesmo lugar, funcionando como um perigoso pulverizador da doença. Para substituir a nebulização ele aponta duas soluções. No caso das crianças ele indica o uso de medicações em jato com o uso de espaçador. Já para os adultos ele recomenda medicações inalatórias em pó para repor o uso do nebulizador sem comprometer o tratamento.

Nunca foi tão importante ter o acompanhamento de profissionais de saúde no uso de medicações, pois o que antes era indicado no tratamento de um paciente, pode ser revisto com a mudança de cenário devido à pandemia mundial. Portanto, Marcello ressalta que nesse momento é muito importante buscar orientação médica para a utilização do procedimento correto com a avaliação do quadro e as possibilidades para cada paciente.

A nebulização normalmente é muito utilizada em crianças e portanto, muitas mães podem estar fazendo uso do aparelho acreditando que é favorável para a saúde respiratória. Para falar de alertas como esse e outras informações importantes, Bossois divulga diariamente conteúdo sobre o Covid-19 em seu canal no YouTube. Foi criada uma lista de reprodução de vídeos especialmente sobre a doença. São respondidas dúvidas de pacientes e atualizações sobre pesquisas científicas de combate ao vírus.

A doença que já matou milhares de pessoas em todo o mundo está em seu início no Brasil e até que se descubra uma vacina ou um tratamento comprovadamente eficaz todos devem ter atenção redobrada no consumo de medicações, especialmente nesse início da epidemia onde muitas informações ainda estão sendo descobertas pela ciência. Comprar medicações que alguém informou que pode combater o Coronavírus é outra medida que deve ser evitada por algumas razões. Pode esgotar o produto e faltar para pacientes que realmente precisam do remédio e até mesmo trazer graves consequências para quem resolver consumir por conta própria. O acompanhamento médico se faz necessário mais do que nunca.

Website: https://bit.ly/marcellobossois_youtube

Web Site: