Outubro Rosa alerta sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

Brasília – DF 7/10/2019 –

Descobrir cedo a doença, ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz, alerta a Diretora da Saúde Sim, Luciana Rodriguez

O Outubro Rosa é o mês de conscientização e prevenção contra o câncer de mama. As ações são voltadas, principalmente, para as mulheres, mas é preciso lembrar que um dos grandes mitos da saúde é que o câncer de mama afeta os homens. Apesar de ser raro, estimativas indicam que 1% dos casos da doença afetam as pessoas do sexo masculino.  Das 16.254 pessoas, que morreram em decorrência de câncer de mama no país, em 2018, 185 eram homens. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Segundo o INCA, o Brasil somará cerca de 60 mil novos casos de câncer de mama em 2019, número correspondente a 28% de todos os diagnósticos registrados no país. “O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo, pode ser tratado, impedindo que o tumor se propague”, alerta Luciana Rodriguez, Doutora em Saúde pela Universidade de Brasília (UNB) e atual Diretora da Saúde Sim, uma das mais importantes Operadoras de Saúde do Distrito Federal.

Ao longo deste mês, a Saúde Sim pretende desenvolver ações para conscientizar colaboradores e clientes a fim de proporcionar maior acesso às informações contribuindo para reduzir a mortalidade. A Saúde Sim apoia a causa e garante que os seus beneficiários tenham o melhor atendimento. “É muito importante que os dados sobre o Outubro Rosa sejam, cada vez, mais claros e que toda a população, homens e mulheres, tenham o acesso aos exames preventivos”, completou Luciana.

Para as mulheres, a amamentação reduz a possibilidade de contrair a doença. O risco diminui 4,3% a cada 12 meses de duração de amamentação, estima um estudo com mulheres de 30 diferentes nacionalidades, publicado em 2002.

O tratamento e os sintomas são os mesmos, nos homens, o diagnóstico costuma ser mais rápido pelo fato de que eles têm menor tecido mamário, facilitando a visualização de um nódulo, mas a identificação também é feita através de mamografia.

O nome da campanha remete à cor do laço, símbolo internacional usado por indivíduos, empresas e organizações na luta e prevenção do câncer de mama.

Website: https://www.saudesim.med.br/

Web Site: