Parceria entre setor de cosméticos e visagismo impacta mercado brasileiro

São Paulo, SP 11/12/2020 – Sensus significa sentir. Por mais que se fale em marca, produtos e qualidade, quando o cliente toca o produto, sente e vê a diferença, isso é muito impactante.

A brasileira Colorando introduz no Brasil a italiana Sensus, articulando uma complexa estratégia de mercado através da contratação de dois reconhecidos diretores artísticos e um dos mais expressivos diretores comerciais da atualidade, prometendo invadir o mercado com produtos que se destacam em qualidade, tecnologia, logística e inteligência, ao criar novos procedimentos e protocolos que trarão evolução à carreira de profissionais da beleza.

A Colorando vem trazendo grandes marcas mundiais, tendo sempre como um de seus principais objetivos oferecer ao mercado nacional marcas conceituadas que possam fazer a diferença no dia a dia do profissional de beleza.

A Sensus é uma fábrica italiana que tem uma estrutura de grande porte. No mercado de coloração, por exemplo, a empresa fabrica mais de 52 milhões de tubos por ano, sendo responsável pelo abastecimento de uma grande fatia do mercado mundial. No que diz respeito às questões ambientais, o processo de produção da indústria possui, por exemplo, um sistema de tratamento de água, no qual toda a água lançada no meio ambiente apresenta um nível de pureza maior do que a da água que entra em suas instalações. Além disso, hoje 100% da fábrica italiana funciona a energia solar, cenário que não é encontrado em nenhuma outra indústria do ramo no mundo. Todos os processos de fabricação têm um cuidado ecológico, além de também não testar produtos em animais, declara Eduardo Neaime.

A Sensus é uma empresa multinacional que já se encontra em cerca de 85 países, entrando nos mercados locais com estratégias altamente competitivas, tanto no que diz respeito a qualidade e tecnologia, quanto no quesito preço. Sabendo que a economia é um fator diferencial no dia a dia de um profissional de salão de beleza, a Sensus oferece, por exemplo, um tubo de 100ml de coloração sendo vendido ao consumidor final no mesmo valor praticado por outras marcas conhecidas para um tubo de 60ml, é uma observação do Diretor Artístico Glauber Serafim.

“Trazer a marca para o Brasil foi uma oportunidade que deixou a Colorando animada, pois as propostas da Sensus estão em total consonância com suas políticas e ideais. Buscando trazer inovação e evolução para os processos realizados nos salões de beleza brasileiros, no início de 2021 será lançada no mercado uma coloração com ação de apenas 10 minutos, conferindo agilidade aos procedimentos realizados pelos cabeleireiros, o que é muito importante, especialmente em tempos de pandemia”, afirma Rogério Campos.

A estratégia comercial em nível Brasil é criar distribuidores locais em cada região, buscando atingir todos os salões dentro de cada região, desenvolvendo um processo criativo juntamente com os profissionais mais reconhecidos de cada local, que serão convidados para formar um time de embaixadores da marca, que já conta com Diretor Artístico e Professor de Visagismo Robson Trindade e o Hair Stylist, destaque nas mídias sociais, Glauber Serafim.

Para compor as estratégias de inserção da Sensus no Brasil, a Colorando trouxe o hair stylist Glauber Serafim, com 20 anos de atuação no mercado de beleza, e o doutorando em TIDD – Visagista Robson Trindade, com muitos anos de experiência na mesma área, para ocuparem os cargos de diretores artísticos. Juntos, os dois diretores já trabalharam em todos os continentes e fizeram parte do processo de inserção de algumas marcas no Brasil. Entre os anos de 2017 e 2019 foram os brasileiros que mais ministraram cursos na área de Visagismo e beleza no país, com cursos em território nacional e internacionais. Das feiras internacionais de beleza mais conhecidas, já participaram de, pelo menos, 14, demonstrando o nível de entrosamento e a sintonia do trabalho que desenvolvem juntos.

O objetivo de Glauber e Robson é agregar valor às ações da Colorando em seu trabalho com a Sensus com qualidade e tecnologia, valorizando a delicadeza e a inteligência tecnológica da produção e destacando elementos como o tamanho das embalagens, acomodação, identidade visual, as cores usadas, entre outros. De acordo com Trindade: “É muito interessante apresentar esses produtos de manutenção às clientes e observar suas reações e comentários sobre os elementos visuais e a satisfação olfativa”. Serafim complementa dizendo: “Ao usar um produto vegano de verdade, a cliente aplica, sente o aroma a perfumância, a textura, a sensibilidade, e o feedback acaba sendo altamente positivo, tanto das que usam no salão quanto as que usam as linhas de manutenção”. A dupla comemora 20 anos de estrada, agora em 2021.

Ainda de acordo com Trindade, uma coisa que se pode acrescentar é que o profissional de beleza, que o projeto comercial espera alcançar em todo o território continental brasileiro, sabe da importância dos ingredientes e insumos que vão processar, reverberar e revelar a beleza de cada mulher. E a Sensus, com o trabalho que está sendo realizado, busca entregar para qualquer pessoa em qualquer parte do Brasil, produtos que prometem trazer esse resultado, servindo como uma solução para as múltiplas marcas que geralmente são usadas dentro do mesmo espaço. Para Serafim, a ideia não é fazer o profissional usar apenas Sensus, mas mostrar a ele as possibilidades de ganho em qualidade, rentabilidade, lucro, brilho, aroma, cosmeticidade, o tamanho da embalagem mais econômico, e muitos outros pontos importantes e interessantes que querem fazer chegar às mãos dos profissionais.

O planejamento que está sendo desenhado busca expandir a distribuição de São Paulo rumo ao Brasil. Os diretores destacam a importância de levar produtos de qualidade, com distribuição de alta eficiência, mas ressaltam a existência de detalhes que agregam ainda mais valor, tais como eventos, cursos, protocolos de atendimento, novas técnicas e muito mais que pode levar as empresas ainda mais adiante no que está sendo realizado. Para Robson, os profissionais brasileiros já têm qualidade, mas a ideia é dar ainda mais conhecimento e capacitação para eles.

O diretor comercial da Colorando lembra que os produtos da Sensus são classificados no mercado como “Prime”, no entanto, são acessíveis, podendo ser usados em qualquer salão de beleza. “Ao falar de uma marca importada, a primeira ideia do consumidor é que se trata de um produto caro, mas a verdade é que o preço final se mostra competitivo, com potencial de penetração em salões de classe A e B, mas chegando aos C e D, uma vez que, em comparação de custo benefício a marca busca ganhar a confiança dos profissionais de beleza”, finalizam Rogério Campos e Robson Trindade.

Por: F. Curti

Referências: