Pesquisa aponta mudanças de hábitos dos consumidores

São Paulo 3/3/2020 –

Recentemente foi divulgado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mostrou em seus resultados que houve alteração nos hábitos dos consumidores. Essa pesquisa, feita pelo IPCA, foi baseada na nova estrutura de ponderação. A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017/2018 retirou alguns itens e incorporou outros. Anteriormente, a POF dos anos de 2008 e 2009 continha mais seis itens que acabaram sendo excluídos. Ou seja, itens que ficaram ultrapassados saíram da lista para que novos itens mais atualizados entrassem.

Foram 56 subitens novos que entraram para a composição da cesta e cálculo do IPCA. Entre eles, estão a integração de transporte público, o transporte por aplicativos, internet e TV por assinatura, serviços de streaming e outros. As respostas dos consumidores são avaliadas a partir da pesquisa, e os subitens entram na lista se marcarem mais de 0,07% dos gastos das famílias.

Segundo o gerente do IPCA do IBGE, o método utilizado na pesquisa POF não mudou, a nova estrutura de ponderação apenas acompanha a evolução do mercado e o interesse dos consumidores. Os consumidores apresentam mudanças de hábitos, com foco em tecnologia e praticidade. Até mesmo a entrada do macarrão instantâneo na lista é uma prova disso, em que torna-se evidente a busca por uma alimentação rápida.

A pesquisa POF é cheia de detalhes, o que mostra como os consumidores mudam seus hábitos de escolha para seguir novas tecnologias que surgem para facilitar o cotidiano. Esse avanço traz muitas dúvidas para as empresas, que podem se sentir confusas ao tentar saber quem são seus reais consumidores e público-alvo. A estratégia de marketing e otimização de sites feita por uma agência de marketing digital especializada pode ajudar a empresa a compreender seu cliente e o que ele busca.

O IPCA, como dito no início, é o Índice de Preços para o Consumidor Amplo. Considerado um índice importante, o IPCA é medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mensalmente, e seu objetivo é analisar as variações de preço do comércio brasileiro. O Banco Central considera o IPCA como o índice brasileiro oficial da inflação ou deflação.

Os hábitos de consumo e o mercado estão na era digital, o que trouxe a transformação na relação entre empresa e cliente, podendo aproximá-los cada vez mais, se usadas as ferramentas e estratégias corretas! A internet é um canal rápido no qual os consumidores podem buscar, comprar, fazer avaliações e comparações. Neste cenário, também cresce a exigência dos clientes por sites rápidos, responsivos, seguros, atrativos e cômodos.

A Consultoria Digital é uma empresa que oferece consultoria de marketing digital e otimização de sites (SEO). Esse conjunto de estratégias é pensado para fazer com que o seu site fique nas primeiras posições sem ter que pagar para os mecanismos de buscas, ou seja, de forma orgânica.

Os serviços da Consultoria Digital podem ajudar sua empresa a encontrar os reais consumidores e, consequentemente, realizar mais vendas de produtos e serviços. Alcance o público-alvo e pessoas que se identificam com a marca e produto fará toda a diferença para o sucesso da empresa e de vendas!

Website: https://www.consultoriadigital.com.br/