Pesquisa da ABVTEX registra elevação no uso da capacidade instalada das confecções e fábricas de calçados

São Paulo 18/12/2020 –

Entre os fornecedores das varejistas signatárias do Programa ABVTEX, 75% já operam com altos níveis da capacidade industrial

A ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) , entidade que reúne cerca de 100 das principais marcas do varejo de moda brasileiro, tem concentrado esforços em identificar as demandas neste momento da cadeia produtiva de seus associados. Desde o início da pandemia no País, os fornecedores participantes do Programa ABVTEX, têm participado das pesquisas enviando informações que possam orientar a proposição de medidas ao Governo que visam a redução dos impactos econômicos e sociais neste setor.

A pesquisa mais recente, realizada no final de outubro, indica uma melhora significativa no Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) dos fabricantes de vestuário, calçados e acessórios como resultado do aumento dos pedidos dos varejistas.

Um percentual de 43,2% das fábricas registram entre 91% e 100% de ocupação; 15,4% têm entre 81% e 90% de ocupação; e 16,4% têm entre 71% e 80%. Os demais entrevistados revelam um nível de ocupação abaixo de 71%, conforme revela o gráfico abaixo.

Os níveis satisfatórios refletem a retomada do consumo, segundo Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX. No entanto, ele alerta para a pressão por parte da indústria por aumento de preços. “Temos sentido esta pressão nos insumos: no algodão, aviamentos, elásticos, cartonagens para embalagens, entre outros. O maior impacto poderá ser sentido nas coleções de Outono/Inverno de 2021”, afirma.

Entre os respondentes, 56% das empresas afirmam que enfrentam algum problema de oferta de insumos e matérias-primas.

Considerado o maior esforço setorial da moda no Brasil em prol da responsabilidade social, do compliance e da promoção do trabalho digno, o Programa ABVTEX atualmente soma 3.927 empresas fornecedoras e suas subcontratadas aprovadas, beneficiando diretamente mais de 324 mil trabalhadores formais com seus direitos garantidos.

Website: https://www.abvtex.org.br/

Web Site: